Preparativos do Vaticano

Novo vídeo para Dia do Migrante e Refugiado destaca cura aos feridos

Curar quem está ferido é a mensagem central de mais um da série de vídeos produzidos em preparação ao Dia do Migrante e Refugiado 2021

Da Redação, com Seção Migrantes e Refugiados

Imagem que aparece no novo vídeo para Dia do Migrante e Refugiado, sobre curar feridas / Foto: Reprodução Youtube – Seção Migrantes e Refugiados

Curar quem está ferido, afastando todo o medo. Essa é a mensagem central do novo vídeo preparatório para o Dia Mundial do Migrante e do Refugiado 2021, que será no dia 26 de setembro.

O vídeo traz o testemunho do padre Stanko Perica, jesuíta croata que, ao longo da rota dos Balcãs, trata as feridas de tantos migrantes que vivem em terríveis condições. O sacerdote dirige o Serviço Jesuíta aos Refugiados na região do sudoeste da Europa.

Recorda-se a mensagem do Papa Francisco, que frisa o chamado da Igreja a ir ao encontro das periferias existenciais. Uma missão para curar os feridos, procurar os perdidos e isso sem preconceitos ou medo, sem proselitismo. O objetivo é acolher a todos.

Na região onde padre Perica atua, a Igreja responde a esse chamado, com um trabalho para curar as feridas dessas pessoas. O auxílio é para migrantes que acampam nas florestas. É feita a distribuição de alimentos, roupas e de todo o tipo de material para sobrevivência ao ar livre. Há mediadores culturais, que falam as línguas maternas dos migrantes, o que ajuda a saber quais são as necessidades.

“Não podemos ter medo deles, se somos cristãos. Pelo contrário, ao ajudá-los, tornamo-nos homens melhores, mais maduros e mais sábios”, afirma o padre.

O material é produzido pela Seção Migrantes e Refugiados do Dicastério para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral. A série de vídeos é uma preparação para a celebração da data.

A mensagem do Papa Francisco para o 107º Dia Mundial do Migrante e do Refugiado tem como tema “Rumo a um nós cada vez maior”. 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo