JUBILEU 2025

Novo sistema de luz será implantado na Praça São Pedro para o Jubileu

O Grupo Acea e o Arcebispo Fisichella apresentaram a nova arquitetura de iluminação na Praça de São Pedro e as instalações de água que serão inauguradas no Ano Jubilar

Da redação, com Vatican News

A Praça São Pedro receberá um novo sistema de iluminação / Foto: Reprodução Reuters

Uma nova iluminação das 140 estátuas de santos na Colunata da Praça de São Pedro, a instalação de 14 “Casas de Água” para fornecer água potável gratuita aos turistas e peregrinos em pontos-chave de Roma e um aplicativo para facilitar o acesso às fontes de água da cidade. Essas são algumas das iniciativas que serão lançadas por ocasião do próximo Jubileu da Esperança, pelo grupo de serviços públicos de Roma Acea, responsável por serviços de energia e água.

Os projetos foram apresentados em uma coletiva de imprensa no Vaticano nesta segunda-feira, 16, pelos principais executivos da Acea, juntamente com Monsenhor Rino Fisichella, Pró-Prefeito do Dicastério para a Evangelização e coordenador do Jubileu 2025.

Nova iluminação à Colunata

Um dos projetos mais importantes realizados foi executado pela Areti, empresa do Grupo responsável pela iluminação pública e artística no Município de Roma. A empresa renovou e melhorou a iluminação das estátuas na colunata da Praça de São Pedro, o chamado “Conselho dos Santos”.

Graças a este projeto de arquitetura de luz, as 140 esculturas de travertino que ficam no topo das colunas e pilares do peristilo mais famoso do mundo cristão serão iluminadas por 280 projetores de LED de última geração, que emitem luz com baixo impacto ambiental e baixo consumo de energia. O Arcebispo Fisichella explicou que esta não é apenas uma operação de caráter estético, pois cada estátua segue uma sequência precisa que precisa ser destacada. Ela representa a materialização de um verdadeiro diálogo espiritual, afirmou.

A empresa também transformou e aprimorou a iluminação pública de LED da Praça de São Pedro, da Via della Conciliazione, da avenida que leva à praça e dos lustres da colunata de Bernini.

Novos pontos de água para os peregrinos

Complementando esses aprimoramentos visuais, a Acea instalou 14 “Casas de Água” adicionais em locais estratégicos em Roma, oferecendo água potável gratuita e acessível ao fluxo de peregrinos e turistas esperados durante os Anos do Jubileu, juntamente com os 2.500 nasoni existentes — os tradicionais bebedouros públicos romanos.

Duas dessas instalações estão localizadas próximas aos Museus do Vaticano e na entrada da Cidade Leonina, e serão abençoadas pelo Papa Francisco nesta quarta-feira, 18. Este é um gesto simbólico de grande significado porque, no limiar do Ano do Jubileu, reúne os muitos significados associados à água e os renova: uma necessidade para a vida, um ato litúrgico e uma obra de Misericórdia.

Um novo aplicativo

O novo aplicativo “Acquea” também foi lançado. Este aplicativo oferece a localização de mais de 150 mil pontos de água em um mapa, fornecendo informações sobre a qualidade da água fornecida em três idiomas (italiano, inglês e espanhol).

Finalmente, a Acea apoiará o Jubileu dos Adolescentes, que ocorrerá de 25 a 27 de abril de 2025 e deve atrair mais de 100 mil jovens de 12 a 17 anos. A ACEA promoverá a conscientização sobre a conservação da água por meio de um projeto educacional sobre água nas escolas.

O arcebispo Fisichella elogiou as iniciativas, expressando gratidão pelo apoio da Acea na promoção da sustentabilidade.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo