Em Roma

Nova direção do Pio Brasileiro tem pela frente desafio da sustentabilidade

Pio Brasileiro é o colégio da CNBB em Roma

Da redação, com CNBB

Nova direção do colégio foi nomeada dia 17 de outubro./ Foto: padre Irineu Costa Correia, da diocese de Santiago (Cabo Verde)

Desde o dia 17 de outubro de 2020, o colégio da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Pio Brasileiro, em Roma, vive um novo momento em sua recente história. Neste dia, data em que Igreja faz memória litúrgica a Santo Inácio de Antioquia, foi nomeada a nova direção do colégio: o padre José Otácio de Oliveira Guedes, como reitor; o padre Geraldo Luiz Borges Hackmann, como diretor de estudos; e o padre Wellistony de Carvalho Viana, como diretor espiritual.

Na cerimônia de formalização da transição, foram lidos os decretos da Congregação para o Clero do Vaticano e da CNBB, nomeando a nova equipe de direção do Pio Brasileiro para os próximos três anos. Participaram da cerimônia, a comunidade presbiteral com alguns novos padres estudantes, as religiosas Filhas do Amor Divino e os colaboradores da casa.

Profissão de fé e desafios à nova gestão

O Secretário para os Seminários junto à Congregação para o Clero do Vaticano,  dom Jorge Patrón Wong, presidiu a celebração eucarística. Em sua homilia, exortou fraternalmente aos padres que assumam a nova missão a servirem com verdadeiro empenho ao Colégio para onde a Igreja no Brasil envia padres para aprofundar seus estudos em Roma. Os padres confirmados no serviço ao Pio, em torno do altar e diante da comunidade, fizeram a profissão de fé.

Em suas primeiras palavras como reitor do Colégio Pio Brasileiro, o padre José Otácio, partilhou sobre a sua convocação para ir à Roma, destacando três dimensões do novo serviço: a alegria da missão, fruto do Espírito e da fidelidade a um sim generoso acolhido desde a sua ordenação presbiteral; o espírito de comunhão, seja com a precedente equipe de direção seja com os membros do novo mandato, fator importante no caminho de continuidade; e, por fim, a esperança que nasce da vida fraterna, na dinâmica da sentença paulina.

O novo reitor do Pio Brasileiro, padre José Otácio de Oliveira Guedes, destaca os desafios desta nova direção: “Continuar a vida em comunidade em tempos de pandemia; e fortalecer as ações de sustentabilidade do Colégio Pio Brasileiro que é mantido basicamente com as mensalidades dos padres estudantes”.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo