Episcopado

Nomeado novo bispo para a diocese de Ilhéus (BA)

Dom Mauro Montagnoli renunciou por motivo de idade e passa a ser bispo emérito; novo bispo da diocese de Ilhéus é Giovanni Crippa

Da Redação, com CNBB

Dom Giovanni Crippa / Foto: Facebook Diocese de Estância

O Papa Francisco acolheu, nesta quarta-feira, 11, o pedido de renúncia apresentado por Dom Mauro Montagnoli ao governo pastoral da Diocese de Ilhéus (BA), por motivo de idade. Seu sucessor, nomeado pelo Papa, será Dom Giovanni Crippa, até então bispo de Estância (SE).

A presidência da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) saudou o novo bispo, desejando um frutuoso ministério. “O Estado onde sagrou-se bispo, o recebe novamente para que o senhor continue, como missionário, espalhando a alegria do Evangelho em terras brasileiras”.

A Conferência também expressou seu agradecimento a Dom Mauro pela contribuição para a missão da Igreja na Bahia, no Brasil e na América Latina. “Que este tempo de emeritude seja também sinal de alegria em seu ministério, na companhia de Nossa Senhora Aparecida”.

Novo bispo de Ilhéus

Dom Giovanni nasceu em Milão, Lombardia, Itália. Em 13 de setembro de 1981, professou os votos perpétuos no Instituto da Consolata. Foi ordenado presbítero no dia 14 de setembro de 1985. Doutorou-se em História da Igreja pela Pontifícia Universidade Gregoriana, em 1996.

Viveu seus primeiros anos de sacerdócio na Itália, onde foi Animador Missionário e Vocacional, professor na Faculdade de Missiologia da Pontifícia Universidade Urbaniana e membro da Equipe de Coordenação do Departamento Histórico do Instituto da Consolata.

Em 2001, veio para o Brasil e se estabeleceu em Feira de Santana, no Estado da Bahia, onde se tornou vigário da paróquia Santíssima Trindade. Em 2004, tornou-se pároco dessa mesma igreja. Ainda como padre, foi professor da Faculdade Católica, diretor espiritual do Seminário Santana Mestra, membro do Conselho Presbiteral, Conselheiro Provincial do Instituto da Consolata e Conselheiro Espiritual das Equipes de Nossa Senhora e do Encontro de Casais com Cristo.

Em 21 de março de 2012, o Papa Bento XVI o nomeou bispo-auxiliar da arquidiocese de São Salvador e titular de Accia. Sua sagração episcopal ocorreu em 13 de maio seguinte, na Igreja de Santo Antônio, em Feira de Santana.
Em 25 de setembro de 2013, foi designado pelo Papa Francisco para ser administrador apostólico da diocese de Estância. Na época, o bispo titular, Dom Marco Eugênio Galrão Leite de Almeida, havia sido investido auxiliar da arquidiocese de Salvador. Em 9 de julho de 2014, Dom Giovanni foi efetivamente nomeado bispo da dita sé vacante, e sua posse ocorreu em 24 de agosto seguinte.

Dom Mauro Montagnoli

Dom Mauro fez a profissão religiosa no dia 9 de dezembro de 1964 e foi ordenado sacerdote no dia 24 de janeiro de 1971. Foi nomeado bispo por João Paulo II no dia 20 de dezembro de 1995 e recebeu a ordenação episcopal no dia 24 de fevereiro de 1996 em Ouro Fino (MG). Ele foi o 8º bispo de Ilhéus (BA).

Na Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), foi membro da Comissão Episcopal Pastoral, responsável pelo Setor Leigos, Pastoral da Juventude e Comunidades Eclesiais de Base (1999 a 2003), membro do Conselho Episcopal Pastoral e presidente da Comissão para o Laicato (2003 a 2007). No Conselho Episcopal Latino-Americano, foi membro da Comissão Episcopal do Departamento de Leigos (1999) e presidente do Departamento de Leigos (2000 a 2003).

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo