Trata-se de dom Giovanni Peng Weizhao, desde 24 de novembro, “bispo auxiliar de Jiangxi”. Seu reconhecimento, detalha nota vaticana, “foi precedido por uma longa e pesada pressão das Autoridades locais”
Da redação, com Vatican News
“Surpresa e pesar” por parte da Santa Sé ao tomar conhecimento da notícia proveniente da China sobre a “cerimônia de instalação”, realizada em 24 de novembro, em Nanchang, de dom Giovanni Peng Weizhao, bispo de Yujiang (Província de Jiangxi), como “bispo auxiliar de Jiangxi”, uma diocese não reconhecida pela Santa Sé.
“Tal evento, de fato, não ocorreu de acordo com o espírito de diálogo existente entre a Parte Vaticana e a Parte Chinês e com o estipulado no Acordo Provisório sobre a Nomeação de Bispos, em 22 de setembro de 2018″, lê-se em uma declaração da Santa Sé divulgada neste sábado. “Além disso, o reconhecimento civil de dom Peng foi precedido, segundo as notícias que chegaram, de longas e fortes pressões das Autoridades locais”, continua a nota.
“A Santa Sé espera que episódios semelhantes não se repitam, permanece aguardando comunicações em mérito por parte das Autoridades e reafirma sua total disponibilidade para continuar o diálogo respeitoso sobre todos os assuntos de interesse comum”.
O Acordo Provisório havia sido assinado pelos representantes da Santa Sé e da República Popular da China em 22 de setembro de 2018. O entendimento previa um período de dois anos de aplicação ad experimentum. Em outubro de 2020, a validade do acordo foi prorrogada por mais dois anos. Em 22 de outubro, como mencionado acima, o Acordo foi renovado.