Devoção

No dia de Santa Rita, cidade italiana reza por todo o mundo

Este ano, na cidade de Cássia, a festa da santa das causas impossíveis foi comemorada de uma maneira diferente, em conformidade com as disposições para a contenção do coronavírus

Da Redação, com Vatican News

A tradicional chuva de rosas, que manifesta a devoção e pede graças à Santa Rita, este ano não foi realizada em Cássia, Itália. A emergência do Covid-19 tornou necessário reorganizar as celebrações para lembrar a freira agostiniana. Um número limitado de fiéis foi admitido na cidade da Úmbria para participar das celebrações. Para que os devotos não deixassem de se unir ao Mosteiro de Santa Rita no dia de sua festa, no site oficial será dada a bênção das rosas, símbolo da santa italiana.

Tradicional bênção das rosas será transmitida pelo site do mosteiro/Foto: Mosteiro de Santa Rita de Cássia

A programação da Festa também sofreu alterações. A celebração solene presidida pelo arcebispo de Spoleto-Norcia, Dom Renato Boccardo, foi realizada no meio da manhã com presença de poucos fiéis.

A esperada bênção das rosas conta com uma novidade. Serão abençoadas e enviadas 45 rosas por toda a Itália. Entre os que receberão o “presente abençoado” estão o Papa Francisco; o presidente da Conferência Episocopal Italiana; autoridades civis, como o primeiro minsitro Giuseppe Conte.

Os fiéis de todo o mundo poderão participar da bênção das rosas através do site do Mosteiro e Facebook às 17h (12h no horário de Brasília).

A verdadeira fortaleza é Jesus

Em entrevista, a abadessa do Mosteiro de Santa Rita, em Cássia, Madre Maria Rosa Bernardinis, recorda a grande fé da Santa que se tornou intercessora das causas impossíveis. A religiosa aponta que para Rita, a fé não encontrava obstáculos, pois sua fonte era o Cristo crucificado.

Na realidade atual, o que nos ensina Santa Rita, quais as virtudes que devemos imitar?

Madre Maria Rosa Bernardinis – Santa Rita é uma fiel discípula de Cristo. Jesus nos disse que a única coisa que precisamos aprender com ele é ser manso e humilde. Ainda hoje, há necessidade de humildade e mansidão. Porque, diante das provocações, às vezes, esquecemos que somos cristãos, que devemos agir diante do mal com o bem. Santa Rita nos mostrou com sua vida: se queremos derrotar o mal, o Senhor nos deu os meios, Ele nos deu as ferramentas para fazê-lo. Ele foi o primeiro exemplo e, portanto, devemos segui-lo.É o que Santa Rita nos diz hoje, como ela disse ontem, como ela dirá amanhã: se você realmente quer ser forte, deve se fortalecer com essa fé em Cristo Jesus.

Neste 22 de maio, na tradicional bênção das rosas, as flores simbólicas de Santa Rita, vocês pensaram em algo especial que envolverá o Papa Francisco. O que será ?

Madre Maria Rosa Bernardinis – Sim. Visto que o Papa Francisco representa a universalidade da Igreja e, portanto, também dos povos, queremos abençoar 5 rosas. Simbolicamente, elas representam os 5 continentes. Nós pensamos em enviar ao Papa e nele temos todos os 5 continentes, porque Santa Rita é conhecida em todo o mundo. Mesmo no Paquistão, Índia, e é claro, na América Latina …

Santa Rita é a santa das causas impossíveis a quem milhares de fiéis pedem várias graças. Nestes meses, como os pedidos de intercessão mudaram?

Madre Maria Rosa Bernardinis – São muitas e variam entre uma necessidade espiritual, familiar e econômica. Depois, há a solidão que muitas pessoas sentem, especialmente neste momento de pandemia, e especialmente as que estão hospitalizadas, isoladas. Algumas pessoas que foram curadas me escreveram para contar que Santa Rita lhes deu forças. E muitos apenas segurando a imagem, simplesmente uma imagem em suas mãos.

Que mensagem de Santa Rita nos ajuda a enfrentar os próximos meses, nos quais devemos continuar a observar as disposições das autoridades civis para evitar a propagação do coronavírus?

Madre Maria Rosa Bernardinis – A mensagem de Santa Rita é sempre atual: Deus é amor. E quem está no amor permanece em Deus e Deus vive nele. Tentamos, com os nossos meios, criar um mosteiro ampliado, no sentido de compartilhar alguns momentos de oração com os peregrinos. Durante todo o mês de maio, haverá o Rosário que continuaremos transmitindo no Facebook. Então veremos – se é possível – se devemos continuar fazendo isso ou não. No entanto, tentaremos aproximarmo-nos de todos aqueles que pedem a intercessão de Santa Rita. Isso não desapareceu nem mesmo nos dias de hoje, quando ocorre esse bloqueio total. Eu acho que foi bom compartilhar esses momentos com as pessoas e saber que, mesmo por modos diferentes, é possível redescobrir a presença de Deus. Talvez recuperemos forças que nem pensávamos ter.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo