Devoção Mariana

Virgem de Fátima: Nicarágua recebe pela primeira vez imagem peregrina

Fiéis de Jinotega aguardam imagem em janeiro de 2020

Da redação, com Santuário de Fátima

Imagem de Nossa Senhora de Fátima /Foto: Santuário de Fátima

A imagem peregrina oficial da Virgem de Fátima será levada à diocese de Jinotega, na Nicarágua, a partir de janeiro de 2020. É a primeira peregrinação oficial que o país recebe e será realizada a pedido de Dom Carlos Enrique Herrera, bispo de Jinotega. A devoção à Nossa Senhora de Fátima é grande entre os católicos do país que já preparam a festa de recepção. “Os fiéis da nossa diocese têm um grande amor e devoção à Virgem de Fátima.  Seria, portanto, uma grande riqueza espiritual contar com a imagem” destaca Dom Herrera.

A diocese de Jinotega foi criada em 1891, está dividida em quatro zonas pastorais, tem 14 paróquias e 4 curatos; 30 sacerdotes e entre os cerca de 460 mil habitantes, 65% são católicos e desses 74% vivem em meios rurais. “Vamos sensibilizar toda a conferência episcopal da Nicarágua para a mobilizar nesta visita”, comenta o bispo.

A imagem da Virgem Peregrina de Fátima percorre o Continente Americano desde 1947, sobretudo na América do Sul, por meio das réplicas oficiais classificadas por números. Em janeiro deste ano, a imagem número um esteve no Panamá para a Jornada Mundial da Juventude. A imagem 10 esteve na Arquidiocese de San José, na Costa Rica e, em maio, a imagem de número três esteve em São Paulo, onde ficou até ao final do mês.

Neste ano pastoral do Santuário, com o tema “Dar graças por Peregrinar em Igreja”, a Virgem Peregrina de Fátima irá a duas diocese da Espanha – Santiago de Compostela e Alicante- e a Coimbra, em Portugal, e percorrerá várias dioceses de outros países europeus, com destaque para Itália.

Feita segundo indicações da Irmã Lúcia, a primeira Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Fátima foi oferecida pelo bispo de Leiria e coroada solenemente pelo arcebispo de Évora, em 13 de maio de 1947. A partir dessa data, a Imagem percorreu, por diversas vezes, o mundo inteiro, levando uma mensagem de paz e amor.

 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo