Acampamento PHN 2024

Não importa o pecado, Deus quer você de volta, afirma missionário

“Consciência cega habituada ao pecado” foi o tema da segunda pregação desta sexta-feira, 12, do Acampamento PHN 2024

Julia Beck
Da redação

O missionário da Comunidade Canção Nova, Jonathan Ferreira/ Foto: Bruno Marques

Nesta sexta-feira, 12, no Acampamento PHN 2024, o missionário da Comunidade Canção Nova, Jonathan Ferreira, apresentou aos jovens  “o caminho de volta para Jesus”. Ele conduziu a segunda pregação do dia com o tema “Consciência cega habituada ao pecado” (Veritatis Splendor).

“Com o pecado, a consciência obscurece. Perde-se a capacidade de enxergar como deveria, de ver a verdade como deveria. Assim, começa-se a desprezar a verdade que está diante dos olhos”, afirmou Jonathan.

São João da Cruz, recordou o missionário, disse que a alma tem três inimigos: o demônio (“o mais ardiloso, que vem para roubar, matar e destruir”); o mundo (“toda estrutura pagã fora dos valores da Igreja que a todo tempo quer seduzir a humanidade”); e a carne (“pode ser colocada como uma inclinação interior a praticar o mal”).

“Quando você cede a este inimigo, quando não diz PHN a este inimigo, você cede um espaço da sua alma para o pecado”, alertou. Segundo Jonathan, muitas vezes o pecado está tão presente que passa a ser quase um sobrenome para muitos – quando são chamados de bêbados, drogados, promíscuos. “E você passa a olhar no espelho e se ver assim. Você encarna o pecado.”

Ver novamente

Durante toda a pregação, o missionário reforçou que há uma forma de “ver” novamente. “Quero dizer que não importa o pecado e a cegueira, Cristo quer abrir seus olhos, quer estar com você”.

Para isso, Jonathan explicou sobre potências da alma – inteligência, vontade e apetite, além de destacar que todas elas podem ser ordenadas por meio das virtudes. Ele frisou que viver de maneira desordenada é abrir mão da vontade Deus. Vencer a cegueira é tomar o caminho de volta. O missionário indicou: “Confessar-se, participar da Santa Missa e escutar a Palavra de Deus diariamente”.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo