ACAMPAMENTO PHN

Não basta parar de pecar, é preciso querer ser santo, diz Pitter Di Laura

Missionário explica escolha do tema do Acampamento PHN deste ano e como desafio lançado por padre Jonas Abib impulsiona busca pela santidade

Gabriel Fontana
Da Redação

Acampamento PHN 2024 tem como tema “Ou Santos Ou Nada” / Foto: Reprodução Canção Nova

Foi iniciada a semana em que acontece o PHN 2024. Nesta quarta-feira, 10, está prevista a abertura deste que é o maior evento realizado na sede da Comunidade Canção Nova, em Cachoeira Paulista (SP), a fim de evangelizar os jovens por meio da premissa de “Por Hoje Não vou mais pecar”.

Na edição deste ano, o tema do acampamento é “Ou Santos Ou Nada”. A frase tem como autor o fundador da Comunidade Canção Nova, padre Jonas Abib, e simboliza o ímpeto de tantas pessoas que vivem suas vidas buscando a santidade.

Contexto da frase tema

O contexto em que a máxima surgiu marcou a história da comunidade. Em 21 de junho de 1991, morreu a missionária Isabel Cortez, que foi o primeiro membro da Canção Nova a ingressar na eternidade. No dia seguinte, durante a Missa de corpo presente, o então bispo de Lorena (SP), Dom João Hipólito de Moraes, pediu ao padre Jonas que fizesse a homilia da celebração.

Pego de surpresa, o sacerdote não teve tempo de se preparar. Diante dos consagrados, contudo, surgiu o apelo que ressoaria ao longo do tempo: “ou santos ou nada!”. No mês seguinte, padre Jonas permaneceu por 40 dias em retiro – neste período, escreveu os primeiros documentos internos da Comunidade Canção Nova.

Incentivando a busca pela santidade

Para além da comunidade, o lema se espalhou e incentivou pessoas por todo o mundo a buscar uma vida de santidade. Mais de 30 anos depois, foi escolhida como tema de um Acampamento PHN – será a primeira vez em que uma frase de autoria do padre Jonas guiará os participantes do evento.

Veja mais
.: PHN lembra que dá para ser feliz longe dos prazeres do mundo, diz jovem

.: Acampamento PHN deve reunir milhares de jovens na Canção Nova

O missionário da Canção Nova à frente da espiritualidade PHN, Pitter Di Laura, sinaliza que a máxima “ou santos ou nada” amplifica o pensamento de “por hoje não vou mais pecar”. “Parar de pecar é uma coisa, ser santo é outra coisa”, afirma.

Eu digo não ao pecado, mas eu digo sim aos sacramentos, sim a uma vida nova, sim a um ser humano novo, sim às virtudes, sim a uma nova espiritualidade.
– Pitter Di Laura,
missionário da Canção Nova

Neste contexto, Pitter destaca a urgência dos tempos atuais nessa procura por uma vida de santidade. Ele enfatiza que não se trata de uma “brincadeira”, mas um processo que deve ser encarado com seriedade. “Nós estamos vivendo um momento diferente da história da humanidade, então não dá para brincar: ou é santo ou é nada”, exprime.

Recordando o fundador da Canção Nova, o missionário pontua que o sacerdote considerava o PHN um legado da Canção Nova para a Igreja. “O PHN faz o jovem lembrar que existe uma santidade e que é preciso ir em direção a ela”, conclui Pitter.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo