Eleições 2024

Na política, ofensas e agressões não visam o bem comum, frisa arcebispo

Em vídeo, Dom José Peruzzo estabelece recomendações para o período eleitoral; pedido para os católicos é por postura respeitosa e pautada na fé

Da redação, com Arquidiocese de Curitiba

Foto: Fernando Frazão/ Agência Brasil

Com o início da campanha eleitoral nos municípios, o arcebispo de Curitiba, Dom José Antonio Peruzzo veio a público oferecer orientações aos católicos sobre o processo eleitoral. Em um comunicado recente, Dom Peruzzo destacou a importância da escolha consciente e respeitosa dos candidatos para os cargos legislativos e executivos nas cidades. O arcebispo motivou os fiéis a adquirirem a “Cartilha de Orientação Política 2024”, produzida pela CNBB Regional Sul 2 e lançada em julho deste ano. “São orientações muito simples e muito neutras, mas muito diretas, objetivas e esclarecedoras”, enfatizou.

Evitar conflitos políticos dentro das comunidades

No comunicado, também foi feito um apelo para que se evitem conflitos políticos dentro das comunidades, prezando pelo respeito mútuo em discussões e debates eleitorais. Dom Peruzzo também lembrou que aqueles que se esquivam da política estarão, de qualquer forma, sujeitos às decisões de quem participa ativamente. “Quem diz não gostar de política será governado por quem gosta. É impossível fugir disso. Melhor oferecer nossa adesão consciente, responsável e pacificadora”, afirmou.

Para os candidatos provenientes das comunidades paroquiais, a arquidiocese sugere que a participação política não interfira nas funções e serviços comunitários. Recomenda-se que os candidatos se afastem temporariamente de suas funções durante a campanha e, posteriormente, retornem às suas atividades na paróquia. Além disso, as instalações da igreja e salões paroquiais não devem ser utilizados para reuniões político-partidárias.

Através das recomendações, Dom Peruzzo reforçou que candidatos católicos devem promover os valores cristãos, porém assumindo uma postura respeitosa e pautada nos discursos que reflitam a sabedoria e a fé. “Cuidado com as palavras. Ninguém constrói uma sociedade com linguagem ofensiva. Ninguém colabora para o bem comum, agredindo e ofendendo aqueles considerados diferentes”, ressaltou.

Participação consciente e pacificadora 

Em nome da Arquidiocese de Curitiba, Dom Peruzzo conclui suas orientações com um convite à reflexão sobre a importância da participação política consciente e pacificadora. “É um cuidado que eu recomendo aos padres e às lideranças das paróquias e que cada palavra pronunciada reflita também a sabedoria de quem se deixou iluminar pela fé”, finalizou o arcebispo.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo