Por dez anos, Dom Alfio exerceu sua missão no Brasil, cuidando dos valores emanados pela diplomacia do Vaticano
Da Redação, com CNBB

Dom Alfio Rapisarda / Foto: Reprodução CNBB
Faleceu nesta quarta-feira, 11, o Núncio Apostólico Emérito em Portugal, Dom Alfio Rapisarda, aos 92 anos de idade. Ele atuou no Brasil, como Núncio Apostólico, representação diplomática da Santa Sé, de 1992 a 2002.
O funeral será celebrado na quinta-feira, 12, às 10h, na paróquia de Santo Antônio de Pádua, em Monterosso Etneo, no sul da Itália, e na sexta-feira, 13, às 9h30, na catedral de Catania, também na Itália.
A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) enviou Nota de Pesar ao atual Núncio Apostólico no Brasil, Dom Giambatistta Diquattro. “Unimo-nos aos familiares e amigos e todos fiéis em oração pela alma deste nosso irmão e em gratidão a Deus pela vida doada em favor da evangelização com ardor missionário e amor à Igreja.”
A nota também recorda que, por 10 anos, Dom Alfio exerceu sua missão no Brasil, cuidando dos valores emanados pela diplomacia do Vaticano. “Neste ano em que comemoramos o Bicentenário das relações diplomáticas entre o Brasil e a Santa Sé, elevamos a Deus nossos agradecimentos pela atuação de Dom Alfio em solo brasileiro, na certeza de que, com a sua atuação, os laços de fraternidade foram fortalecidos.”
Biografia e trajetória eclesial
Dom Alfio Rapisarda foi ordenado padre no dia 14 de julho de 1957, pelo arcebispo Guido Luigi Bentivoglio e incardinado na arquidiocese de Catânia, na Itália. Licenciou-se em Direito Canônico. Tendo ingressado no serviço diplomático da Santa Sé em 1962, trabalhou posteriormente nas representações papais em Honduras, Brasil, França, Iugoslávia e Líbano.
Rapisarda foi nomeado pelo Papa João Paulo II como arcebispo titular de Canas e Núncio Apostólico na Bolívia em 22 de abril de 1979. Recebeu a ordenação episcopal no dia 22 de maio seguinte, na Basílica de São Pedro, pelo Papa João Paulo II; os principais co-consagradores foram Duraisamy Simon Lourdusamy, Arcebispo Emérito de Bangalore, e Eduardo Martínez Somalo, Arcebispo Titular de Thagora.
Em seguida, foi nomeado Pró-Núncio Apostólico no Zaire em 29 de janeiro de 1985 até ser transferido para o Brasil em 2 de junho de 1992. Por fim, em 12 de outubro de 2002, Dom Alfio foi nomeado núncio em Portugal. Durante seu serviço, em 2004, Portugal e a Santa Sé assinaram uma nova concordata, substituindo uma desatualizada de 1940. O Papa Bento XVI aceitou a sua renúncia em 8 de novembro de 2008.




