Decisão do Papa

Monsenhor Antônio Paiva é nomeado bispo coadjutor de Oliveira (MG)

Decisão do Papa partiu do pedido do bispo diocesano por um bispo coadjutor; atualmente, presbítero nomeado é pároco em Lagoa Formosa (MG)

Da redação, com CNBB

Novo bispo, Antônio Carlos Paiva/ Foto: Diocese de Patos de Minas

O Papa Francisco acolheu o pedido apresentado por Dom Miguel Ângelo Freitas Ribeiro, de poder contar com a colaboração de um coadjutor. Nesta terça-feira, 8, ele nomeou monsenhor Antônio Carlos Paiva, do clero de Patos de Minas (MG), como bispo coadjutor da diocese de Oliveira (MG). Atualmente, o presbítero é pároco da Paróquia Nossa Senhora da Piedade em Lagoa Formosa (MG).

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) divulgou uma saudação ao novo bispo coadjutor. No texto, os bispos da presidência da instituição manifestaram alegria com a nomeação e transmitiram fraterna saudação e orações por este novo passo que monsenhor Antônio dará em sua caminhada ministerial.

“Que o Espírito Santo, fonte de sabedoria e fortaleza, o conduza com luz e discernimento na missão que agora lhe é confiada. Seu sim generoso à Igreja é sinal de disponibilidade e fé, e sua experiência pastoral será bênção para o povo de Deus da diocese de Oliveira. Aos fieis, ao clero e ao atual bispo diocesano de Oliveira, dom Miguel Ângelo Freitas Ribeiro, expressamos também nossos votos de comunhão e esperança neste tempo de graça”, finalizaram os membros da presidência da CNBB. 

Biografia e trajetória presbiteral

Natural de Alto do Rio Doce (MG), monsenhor Antônio Carlos Paiva nasceu em 9 de maio de 1968. Cursou Filosofia no Seminário Maior Maria Imaculada, em Araxá (MG), de 1992 a 1994; e Teologia no Seminário Maior Dom José André Coimbra, em Patos de Minas (MG), de 1995 a 1998. Tem Mestrado em Teologia Espiritual pela Universidade Gregoriana, em Roma.

Foi ordenado presbítero em 15 de novembro de 1999. E já exerceu as funções de Administrador Paroquial nas Paróquias São Benedito, em Patos de Minas (MG) e na Paróquia Bom Pastor, em Monte Carmelo (MG). Já foi também reitor do Seminário Maior Dom José André Coimbra.

Exerceu, ainda, as funções de membro do Colégio dos Consultores e do Conselho de Ordens e Ministérios. Foi pró-vigário geral e pároco das paróquias de São Sebastião, em São Gotardo (MG); de São Benedito, em Patos de Minas (MG) e  Nossa Senhora da Piedade, em Lagoa Formosa (MG).

Foi membro do Conselho Presbiteral; da Comissão para a Formação Permanente do Clero e Pastoral Presbiteral; da Diretoria da Casa do Clero Bom Pastor; do Conselho de Ordens e Ministérios; do Conselho de Formação Inicial; do Conselho de Formação; do Conselho Presbiteral e do Colégio dos Consultores. Também já foi assessor diocesano das Oficinas de Oração e Vida e vigário da Forania São Francisco.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo