Encontro será realizado na Paróquia São Pedro Apóstolo, de Pato Branco (PR) de 25 a 28 de janeiro, num evento promovido pela Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil
Da redação, com Vatican News
A Paróquia São Pedro Apóstolo, de Pato Branco (PR), recebe nesta quinta-feira, 25, jovens de Santa Catarina, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo e do Paraná para a 8ª Edição das Missões Franciscanas da Juventude (MFJ). Mais de 200 jovens estarão reunidos para juntos vivenciarem a fé, união e o conhecimento cristã. O evento é promovido pela Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil.
Neste ano, as Missões têm como tema “Saúde Mental e Integral” e lema “Onde houver desespero que eu leve a esperança”. A recepção dos jovens será no centro de formação Frei Policarpo, a partir das 8h. Em seguida, a programação de acolhida e as atividades que serão realizadas durante o dia.
Leia também
.: Em Roma, franciscanos celebram os 800 anos da confirmação da Regra
Na organização das Missões Franciscanas estão os Freis Gabriel Dellandrea, Gustavo Medella, Roger Strapazzon e Augusto Luiz Gabriel. Os frades formam a frente de Evangelização das Juventudes da Província Franciscana.
Conforme Frei Augusto, “durante esses dias, serão inúmeras atividades, formações, místicas e oficinas que abordarão questões relativas ao tema e lema do evento. Em especial, os jovens farão visitas nas comunidades da Paróquia, ministrando bênção às famílias, enfermos, doentes. A expectativa é que os jovens possam de fato fazer um encontro que traga reflexos para a vivência de sua espiritualidade no quotidiano da vida”, afirma o sacerdote.
A MFJ seguiu ininterruptamente até 2020, passando por diversas cidades como Concórdia (SC) em 2015, Vila Velha (ES) em 2016, Curitiba em 2017, Agudos e Bauru em 2018, Rio de Janeiro em 2019 e Xaxim (SC) em 2020. Cada edição envolveu centenas de jovens, promovendo atividades voluntárias, visitas a famílias locais, ações ambientais e experiências de solidariedade.
Para o frade o impacto positivo das missões nas cidades onde acontecem é muito valioso, não só na parte religiosa e espiritual, mas também na comunidade com a vivência local. “Sem dúvida, um evento como a MFJ impacta muito positivamente nos lugares em que acontece, como nossas comunidades, paróquias e conventos, por exemplo. Servem para animar a vida da comunidade/paróquia que durante estes dias será desafiada a organizar atividades para os jovens, além de os acompanhar. Além disso, em todos os lugares em que a MFJ já passou, os frutos são abundantes, dada a bonita experiência que cada missão proporciona” ressalta Frei Augusto.