Papa emérito

Missa em Roma reúne fiéis para rezar por Bento XVI

Cardeal Angelo De Donatis presidiu a Missa na Basílica de São João de Latrão na intenção da saúde de Bento XVI, Papa Emérito

Jéssica Marçal
Da Redação

Missa na Basílica de São João de Latrão nesta sexta-feira, 30 / Foto: REUTERS/Guglielmo Mangiapane

O vigário-geral do Papa para a diocese de Roma, Cardeal Angelo De Donatis, presidiu nesta sexta-feira, 30, a Missa na Basílica de São João de Latrão por Bento XVI, Papa Emérito. A saúde de Bento se agravou nesta semana devido à idade e o Papa Francisco pediu orações por seu predecessor que, segundo a Santa Sé, tem um quadro estável no momento. 

“Como família diocesana, nos reunimos em oração para apoiar nosso querido bispo Papa Emérito Bento XVI no momento de luta e de prova”, disse Cardeal De Donatis logo no início da celebração. “Nós estamos aqui para apoiá-lo com nossa oração confiante. Apoiá-lo com todo o nosso afeto para expressar a Deus a gratidão desta diocese que ele amou e ama e serviu com um amor desinteressado”.

A homilia do cardeal voltou-se para a trajetória da Sagrada Família, que a Igreja celebra hoje. Ele recordou alguns pronunciamentos do Papa emérito no Encontro Mundial das Famílias, em Milão (2012), em que ele destacava a beleza da família, o amor definitivo.

Cardeal Angelo De Donatis / Foto; Reprodução Vatican Media

O cardeal também destacou a grande confiança de Bento XVI na providência, tanto como sacerdote, teólogo, bispo e Papa. “Como São José, nosso bispo emérito sempre destacou o primado da Palavra de Deus sobre as nossas palavras humanas, recordando o grande valor do silêncio e da escuta”.

Apoiar o caminho do Papa emérito

No momento atual de sua vida, como fez nos últimos 10 anos, o Papa emérito indica que quem crê em Deus nunca está sozinho, mesmo na velhice ou na doença, acrescentou o Cardeal De Donatis. “Revestido de sentimentos de ternura, de bondade, de humildade, em profunda comunhão com o Papa Francisco, o Papa Emérito é sinal da face bela da Igreja que reflete a luz da face de Cristo”.

O cardeal recordou ainda que, várias vezes no início de seu pontificado, Bento XVI repetiu que a Igreja é viva e viva porque Cristo é vivo. “A nós, nesta noite, a tarefa é rezar, apoiar o caminho do Papa emérito. Façamos isso com alegria e creio que será um grande momento de forte comunhão da nossa Igreja de Roma”.

Ao final da celebração, após a benção final, Cardeal De Donatis fez uma prece final pelo Papa emérito. “Ao materno cuidado da Virgem Santa confiamos o nosso Papa Emérito Bento XVI para que ela que prometeu estar próxima aos seus filhos nos momentos de provação o conforte na luta, continuando a interceder junto a seu Filho como advogada de graça”.

O pedido de oração do Papa Francisco

Nesta semana, as atenções se voltaram para o quadro de saúde do Papa Emérito depois que o Papa Francisco, ao final da audiência geral de quarta-feira, 28, pediu orações por ele

“Uma oração especial pelo Papa emérito Bento XVI, que no silêncio está sustentando a Igreja”. “Recordemos, ele está muito doente, pedindo ao Senhor que o console e o sustente neste testemunho de amor à Igreja até o fim”, disse Francisco.

Respondendo ao pedido do Papa, várias foram as manifestações de afeto, proximidade e oração pela saúde do Papa Emérito em todo o mundo. 

Nesta sexta-feira, 30, respondendo a jornalistas, o diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, Matteo Bruni, informou que a condição atual é estável. “Na noite passada o Papa emérito pôde descansar bem. Também ontem à tarde participou da celebração da Santa Missa em seu quarto. Atualmente, sua condição é estável.”

Bento XVI completou 95 anos de idade em 16 de abril passado. Nos últimos nove anos, desde que renunciou ao papado em 2013, vive uma vida de oração no Mosteiro Mater Ecclesiae, nos Jardins do Vaticano. Já recebeu, em várias ocasiões ao longo desse período, a visita do Papa Francisco. 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo