Celebração acontecerá nesta sexta-feira, 23, às 19h, no Santuário Cristo Redentor, no Rio de Janeiro (RJ), e será presidida pelo Cardeal Orani Tempesta
Da redação, com Santuário Arquidiocesano Cristo Redentor

ENS Super-Região Brasil /Foto: Facebook
Em ação de graças pelos 75 anos da chegada das Equipes de Nossa Senhora ao Brasil, será realizada uma Missa solene nesta sexta-feira, 23, às 19h, no Santuário Arquidiocesano Cristo Redentor, no Rio de Janeiro (RJ). A celebração recordará a trajetória de fé e evangelização vivida por milhares de casais ao longo dessas décadas.
O arcebispo do Rio de Janeiro, Cardeal Orani João Tempesta é quem presidirá a Santa Missa. Estarão presentes representantes de todas as Províncias, Conselheiros Espirituais (membros do clero) e lideranças do Movimento, entre elas o casal responsável pela Super-Região Brasil, Rose e Rubens, e o sacerdote Conselheiro Espiritual da Super-Região Brasil, padre Toninho.
A primeira reunião do Movimento no país aconteceu em 13 de maio de 1950, na casa do casal Nancy e Pedro Moncau, no bairro da Pompeia, em São Paulo (SP). Junto a outros casais e com o acompanhamento espiritual do padre Oscar Melanson, esse pequeno grupo deu início ao que se tornaria uma grande missão em solo brasileiro: levar aos casais a espiritualidade conjugal proposta pelas Equipes de Nossa Senhora.
No livro “Equipes de Nossa Senhora – Ensaio sobre seu histórico”, Dona Nancy Moncau relembra com emoção os primeiros momentos: “Lembro-me, ainda perfeitamente, do dia em que vi Pedro aproximar-se com um maço de papéis na mão. Estava eufórico. Era a primeira documentação das equipes que chegara. E me disse: ‘Eis o que há tanto tempo procurava!’”. E após a primeira reunião, Pedro Moncau declarava com esperança: “Essa primeira reunião autoriza-me a ser otimista. Esperamos que nas reuniões que se seguirem o ideal e a mística das Equipes sejam gradualmente compreendidos e assimilados e que possamos um dia constituir uma verdadeira Equipe de Nossa Senhora.”
História do Movimento
As Equipes de Nossa Senhora são uma Associação Internacional Católica de Leigos, reconhecida pela Santa Sé por meio do Decreto 650/92/AIC-18, do Pontificium Consilium pro Laicis (Pontifício Conselho para os Leigos). Fundado na França, em 1938, pelo padre Henri Caffarel, o Movimento tem como carisma a espiritualidade conjugal, ajudando os casais a crescerem espiritualmente por meio da vivência plena do Sacramento do Matrimônio. “As Equipes de Nossa Senhora têm como objetivo essencial ajudar os casais a seguir em direção à santidade. Nem mais, nem menos”, escreveu o fundador.
A mística do Movimento se expressa em quatro pilares: reunidos em nome de Cristo, auxílio mútuo, partilha e testemunho. Trata-se de um caminho de formação e apoio espiritual, em que os casais se reúnem mensalmente em equipes formadas por 5 a 7 casais e um Conselheiro Espiritual, originalmente um sacerdote, para partilhar a vida, rezar, meditar a Palavra de Deus, estudar sobre um tema estabelecido a nível internacional e fortalecer a vivência da fé no dia a dia.
Equipes de Nossa Senhora no Brasil
O Brasil foi o primeiro país de língua não francesa a receber o Movimento. Hoje, o Movimento das Equipes de Nossa Senhora está presente em todos os estados brasileiros, organizados em 9 Províncias, com cerca de 58 mil membros em quase 5 mil equipes.
Em 1938, um jovem padre de Paris, Henri Caffarel, recebeu a visita de uma pessoa que desejava lhe falar sobre sua vida espiritual. Alguns dias depois, ela voltou, acompanhada do marido. Em seguida, esse casal apresentou o padre Caffarel a outros três casais. Repletos de amor e cristãos convictos, pediram a ele que os guiasse em busca de viver o amor à luz da fé. “Façamos o caminho juntos” respondeu o padre Caffarel, e dessa maneira, o projeto de se reunirem para refletir em comum sobre o matrimônio foi lançado.
Pouco a pouco, os olhos destes jovens casais descobriram o lugar privilegiado do casal nos desígnios de Deus. Simultaneamente, fizeram experiências de vida comunitária onde se realizava a promessa de Cristo de estar presente. A vida deles progrediu através da abertura aos outros, na união a Deus, entre os esposos e entre os casais. O Concílio Vaticano II, as profundas transformações do mundo e da Igreja interpelaram as Equipes de Nossa Senhora.
Em um grande Encontro Internacional realizado em Roma, Papa Paulo VI, confirmou solenemente a intenção fundamental que tinha motivado a formação das primeiras Equipes: o amor humano é o caminho para a santidade; o casal, imagem privilegiada do seu Criador, unidos pelo Sacramento do Matrimônio, é o “rosto sorridente e doce da Igreja”.
O Movimento das Equipes de Nossa Senhora é, portanto, um itinerário de espiritualidade para casais cristãos unidos pelo Sacramento do Matrimônio. Presente em mais de 90 países e com quase 157 mil membros, promove a vivência da fé conjugal, o crescimento espiritual, o auxílio fraterno e o testemunho de vida cristã. Com espiritualidade laical, o Movimento colabora com a missão evangelizadora da Igreja e da família.