O Ministério de Surdos de São Martinho é a nova iniciativa missionária promovida pela Sociedade para as Missões Africanas (SMA) na arquidiocese de Accra, que apoia os surdos
Da redação, com Agência Fides
O ‘Ministério de Surdos de São Martinho’ é a nova iniciativa missionária promovida pela Sociedade para as Missões Africanas (SMA) na arquidiocese de Accra, que trabalha em prol dos surdos. A iniciativa foi apresentada no 140º aniversário da chegada dos Padres Brancos a Gana durante a Missa presidida pelo Núncio Apostólico em Gana, Dom Henryk Jakodzinsky na paróquia de São Francisco de Assis, no bairro Ashalay Botwe de Accra.
“Para a Igreja católica neste país, este é o primeiro ministério destinado a atender às necessidades dos surdos durante a missa e outras atividades pastorais como o catecismo”, afirma o padre Paul Saa-Dade Ennin, Superior Provincial dos Missionários da SMA, em Gana.
“Nos últimos 140 anos, os surdos não foram protegidos e é hora de intervir”, acrescenta o missionário ao apresentar a equipe de oito membros que cuidarão deste ministério, entre eles o capelão Rene Dan Yao, SMA, junto com outras sete pessoas, incluindo surdos.
“Com este apostolado, a SMA quer responder ao apelo de uma Igreja cessante proposta pelo Papa Francisco. Por outras palavras — explica o Superior Provincial — nos vemos como uma comunidade de fé que procura as pessoas nas periferias e às margens da sociedade e da Igreja”, finalizou.