CUIDADO COM OS IDOSOS

Mês de outubro chama a atenção para o cuidado com idosos

O mês de outubro chama a atenção para o respeito e o cuidado com a pessoa idosa. No país, eles já são 15% da população. Enquanto o Ministério da Justiça trabalha para combater a violência contra esse público, ações sociais e pastorais resgatam a autoestima e a dignidade de pessoas com mais de 60 anos.

Reportagem de Francisco Coelho e Ersomar Ribeiro

Durante todo o mês de outubro, o Ministério da Justiça e Segurança Pública realiza a Operação Virtude. Quase 10.000 denúncias recebidas pelo disque 100 já foram apuradas, resultando em mais de 400 prisões e no atendimento a 5.600 vítimas. No ano passado, o país registrou mais de 650.000 de casos de violação dos direitos da pessoa idosa. 

No programa Mais vividos do Serviço do Comércio, a realidade é bem diferente. Aqui eles são tratados com dignidade. Participam de atividades como natação, hidroginástica, teatro e podem conviver juntos na melhor idade. 

Aos 67 anos, Dona Lúcia trocou a sala de aula da rede pública pelas aulas de dança e hidroginástica. “Eu digo sempre que eu estou vivendo agora. Eu estou na melhor fase da minha vida. Os filhos já cresceram, já estou aposentada, então agora eu vivo primeiramente para mim, pro meu bem-estar físico, mental, social”, expressou a aposentada, Lúcia Justino.

A prática de atividades físicas e o convívio social ajudam a melhorar o bem-estar e a qualidade de vida dos idosos. “Olhar para esse envelhecimento de forma positiva. Eu estou num momento que eu estou envelhecendo, mas eu ainda posso viver inúmeras coisas”, falou a assistente social do Sesc(DF), Tatiane Vieira. 

Criada há mais de 20 anos, a Pastoral da Pessoa Idosa é um importante serviço da igreja no Brasil. Mais de 100.000 pessoas são acompanhadas pelo grupo que une evangelização e apoio aos idosos. “Esses idosos que lotam os bancos das igrejas, eles também trazem consigo toda a experiência, toda uma vida de respeito, mútuo e de muita orientação para com todos na nossa comunidade. São idosos que nós respeitamos e vivemos, convivemos quase diariamente”, concluiu da Pastoral da Pessoa Idosa(DF), Ana Maria Ferreira.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo