Sacerdotes refletem mensagem de esperança e confiança trazida por Nossa Senhora de Guadalupe, celebrada nesta quinta-feira, 12
Gabriel Fontana
Da Redação
“Não estou eu aqui, que sou sua mãe?”: tais palavras foram ditas pela Virgem Maria a São Juan Diego em dezembro de 1531. Sob o título de Nossa Senhora de Guadalupe, festejado nesta quinta-feira, 12, a mensagem de esperança e confiança na intercessão da mãe de Deus ecoa até os dias atuais.
O pároco do Santuário Nossa Senhora de Guadalupe em Ourinhos (SP), padre Paulo Sérgio Rodrigues, OSJ, destaca que, em sua aparição a São Juan Diego, a Virgem Maria mostra que vai ao encontro dos mais necessitados, trazendo para eles a presença de Deus.
“Ela vem mostrar pra cada um de nós essa possibilidade do encontro com Deus, que Ele está olhando por cada um de nós”, afirma. Esta certeza de que Deus não abandona Seus filhos ajuda a infundir nos corações a esperança.
“Nossa grande intercessora”
Da mesma forma, esta virtude também é apontada pela Virgem Maria. Segundo o pároco e reitor da Paróquia e Santuário Nossa Senhora de Guadalupe em Campinas (SP), padre Tarcísio Machado, “todas as ações de Maria, suas palavras e seus gestos, sempre nos encaminham para a comunhão com Deus por meio de seu Filho e a uma esperança que há de se realizar, porque é da vontade de Deus”.
O sacerdote pontua que, nos momentos de sofrimento, o ser humano sempre busca por amparo. Diante disso, “Maria ajuda a compreender esse socorro da parte de Deus para conosco, assim como fez com São Juan Diego, e nos unir cada dia mais a Ele”.
“Toda a sua vida é uma constante esperança nas promessas de Deus”, enfatiza padre Tarcísio. “Neste tempo jubilar”, acrescenta, “Maria Santíssima é a nossa grande intercessora, nos ajudando a compreender o que de fato é esta esperança cristã”.
Mensagem de esperança
Durante uma peregrinação ao Santuário de Nossa Senhora de Guadalupe em outubro de 2023, a produtora de televisão Flávia Sá pôde experimentar este sentimento. Ela relata que a viagem foi um momento único para renovar a fé e confiança na intercessão de Nossa Senhora.
“Ao entrar naquele Santuário, foi possível sentir sua presença, que é discreta, mas real, e no momento em que contemplei Nossa Senhora na tilma, tive a sensação de estar no Céu e desejei ardentemente ali ficar”, partilha.
Diante desta experiência, Flávia salienta que a mensagem da Virgem de Guadalupe é uma mensagem de esperança. “Apesar de todas as preocupações, a fé é um dom de Deus, e precisamos alimentá-la com sua Palavra e contar sempre com a intercessão de Nossa Senhora”, conclui.