Saudação a muçulmanos

Lutas fratricidas abrem as portas do inferno, diz cardeal em mensagem

Cardeal Sako saúda muçulmanos pela “Festa do Sacrifício”, com apelo à união de todos os iraquianos em prol do país

Da Redação, com Agência Fides

O patriarca de Babilônia dos Caldeus, Cardeal Louis Raphael I Sako, enviou uma mensagem aos muçulmanos pela Eid al Adha, a “Festa do Sacrifício”. Neste ano, a festividade é celebrada em 21 de julho por comunidades islâmicas em todo o mundo.

“Temos duas opções: ou nos unimos e cooperamos para que nosso país possa se recuperar totalmente, ou persistimos em perpetuar nossas lutas, e abrimos – Deus nos livre – as portas do inferno”, afirma o cardeal iraquiano.

Leia também
.: Líderes muçulmanos reiteram adesão ao Documento sobre a Fraternidade
.: Papa: “Deus quer a fraternidade entre nós e os muçulmanos”
.: Ramadã: cristãos e muçulmanos, testemunhas de esperança

Atentado terrorista

As palavras escolhidas pelo patriarca se tornam ainda mais eloquentes depois do atentado realizado ontem em um mercado popular do distrito de Sadr City, a leste da capital iraquiana. O local é majoritariamente habitado por xiitas.

A ação terrorista, um ataque kamikaze, provocou ao menos 35 mortes e 60 feridos. O ataque foi reivindicado pela sigla jihadista do Estado Islâmico. Esse foi o terceiro atentado realizado em um mercado popular do bairro desde o início de 2021.

União em prol do Iraque

Na mensagem de saudação e bençãos dirigidas aos muçulmanos por ocasião da Eid al Adha, o patriarca recorda as difíceis condições políticas, de segurança, econômicas e sanitárias do país. São situações que colocam pressão sobre os indivíduos e fomentam a instabilidade social, pontua.

O convite do cardeal é que todos os iraquianos se unam para libertar o país de ser refém da corrupção e do conflito. Trata-se mais de um dilema ético do que político e econômico, frisa o patriarca.

Cardeal Sako também convida os iraquianos a fazerem memória dos versos do Alcorão que profetizam o dia em que “aquele que fez até mesmo somente o peso de um átomo do bem o verá, e aquele que fez até mesmo o peso de um átomo do mal o verá”. (Sura Az Zalzalah, 7-8).

Sobre a “Festa do Sacrifício”

A festa de Eid al Adha comemora a prova de obediência a Deus dada por Abraão, mostrando-se pronto a sacrificar a vida de seu filho Isaac, se isso estivesse de acordo com a vontade de Deus. O sacrifício ritual que os clãs familiares e as comunidades fazem durante a festividade lembra o sacrifício de Abraão substituído com um carneiro após o Anjo ter impedido sua mão de sacrificar Isaac.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo