A Igreja Católica está se organizando para ampliar sua participação nas discussões ambientais globais. Neste fim de semana, Belo Horizonte sediou um importante encontro de preparação para a COP30, que será realizada em novembro do ano que vem em Belém do Pará.
Reportagem de Vinicius Cruz
Imagens de Vinicius Cruz e Caio Victor
Durante três dias, líderes católicos participaram da pré-COP da Igreja no Brasil, realizada no Colégio Marista Dom Silvério em Belo Horizonte.
Um passo na caminhada rumo à conferência do clima da ONU, a COP 30 está marcada para novembro em Belém do Pará. Inspirados na encíclica Laudato Sí do Papa Francisco, que chama todos a cuidarem da nossa casa comum, um encontro reuniu religiosos, lideranças comunitárias e representantes da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil.
Com caráter formativo, as pré-COPs discutem os impactos da crise climática, aprofundam o conceito de ecologia integral e preparam os participantes para multiplicar esse conhecimento em suas dioceses e comunidades.
“Este encontro nosso aqui chamado de pré-COP traz esta reflexão a partir do Evangelho, um olhar para a nossa realidade. Como está o nosso lugar? Como está a nossa casa comum? Quais as situações que nós precisamos refletir? O que é que nós podemos sugerir enquanto igreja, enquanto pessoas, enquanto comunidade?. Então aqui esse encontro reunindo lideranças desses quatro estados, nós conversamos, partilhamos e aqui surgiram várias ideias, trouxeram várias iniciativas que nós queremos louvar e agradecer a Deus e pedir ao nosso bom Deus pela proteção de São Francisco de Assis”, disse o secretário executivo da CNBB, regional Leste 2, padre Rodrigo Souza da Silva.
“Como Igreja, nós temos a responsabilidade de manter este mundo, esta ecologia integral.
Nós somos chamados a apresentar ao mundo essas denúncias no profetismo próprio que é da vida da Igreja”, explicou o bispo de Araçuaí(MG), Dom Geraldo Maia.
A proposta é formar uma grande rede de mobilização, promovendo conscientização e protagonismo local. Coordenado pelos secretários executivos dos regionais da CNBB e pela Secretaria Executiva da Articulação Igreja Rumo à COP 30, o processo das pré-COPs está sendo replicado em diversas regiões do país, com o mesmo propósito: fortalecer a voz da Igreja na defesa da vida e do planeta.