19 de setembro

Lançamento oficial da 3ª edição do Missal Romano será na próxima terça

Evento acontece em Brasília (DF), entre 10h30 e 11h30, durante a reunião do Conselho Episcopal Pastoral (Consep)

Da redação, com CNBB

Foto: CNBB

Na próxima terça-feira, 19, acontece, em Brasília (DF), o lançamento oficial da 3ª edição típica do Missal Romano na reunião do Conselho Episcopal Pastoral (Consep). O evento será no auditório Dom Helder Câmara, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), entre 10h30 e 11h30.

O lançamento da 3ª edição do Missal está sendo organizado pela comunicação da CNBB, Comissão Episcopal para a Liturgia e pela Edições CNBB. Estarão presentes, na ocasião, o presidente da CNBB e arcebispo de Porto Alegre, Dom Jaime Spengler; o Núncio Apostólico do Brasil, Dom Giambattista Diquattro; o presidente da Comissão Episcopal para a Liturgia da CNBB, Dom Hernaldo Pinto Farias; e o presidente das edições CNBB, Dom Ricardo Hoepers.

Processo de tradução

O processo de tradução da 3ª edição do Missal Romano teve a duração de 19 anos. Ele foi iniciado logo após a promulgação da edição típica do Missal feita pelo Papa João Paulo II em 2002. Na época, foi determinado que cada país fizesse sua tradução. O procedimento funcionou da seguinte forma: um grupo de peritos fez a primeira tradução e a Comissão Episcopal dos Textos Litúrgicos da CNBB reviu e votou cada parágrafo.

Este Missal, que tem como prazo máximo de adesão pela Igreja no Brasil o primeiro domingo do Advento (a partir daí seu uso será obrigatório), é o mesmo Missal da Igreja no mundo inteiro. A tradução é fiel ao latim, ao português e à proclamilidade dos textos.

Aprovação

A 3ª edição do Missal Romano foi aprovada pelos bispos na 59ª Assembleia Geral da CNBB e encaminhada ao Dicastério para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos em dezembro de 2022. A confirmação da Santa Sé foi publicada no dia 17 de março deste ano.

Na liturgia da Igreja, o Missal Romano é o segundo livro litúrgico mais importante. Nele, estão as orações e orientações para as celebrações eucarísticas. O Evangeliário, que traz os textos do Evangelho, é o livro mais importante nos ritos da Igreja.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo