Ecumenismo

Lançado livro sobre viagem do Papa à Bulgária e Macedônia

Obra foi promovida pelo Núncio Apostólico, Dom Anselmo Guido Pecorari; lançamento do livro aconteceu nesta segunda-feira, 21

Da redação, com Vatican News

O Núncio Apostólico na Bulgária e Macedônia, Dom Anselmo Guido Pecorari, promoveu a publicação de um livro sobre a visita do Papa Francisco nos dois países ocorrida em maio passado. Supervisionado pelo historiador búlgaro, Kiril Kartaloff, e enriquecido pelas fotos do Serviço Fotográfico do L’Osservatore Romano, o livro foi apresentado em Sófia nesta segunda-feira, 21.

No evento de lançamento do livro, estiveram presentes representantes da Igreja ortodoxa da Bulgária, o responsável pela igreja de Santa Sofia, padre Anghel Anghelov, e o diácono Ivan Ivanov, intérprete durante a visita do Papa ao Santo Sínodo. Também estiveram presentes o mufti de Sófia e a representante da comunidade judaica búlgara, bem como  numerosos embaixadores e o chefe do Protocolo do Ministério das Relações Exteriores da Bulgária.

Após a fala do prefeito de Rakovski e de Irmã Elka Staneva, da Congregação das Irmãs Franciscanas Missionárias do Sagrado Coração, que se detiveram sobre a alegria das 245 crianças que receberam a Primeira Comunhão do Santo Padre na cidade búlgara, foi a vez do bispo de Skopje e eparca de Strumica-Skopje, Dom kiro Stoianov.

O prelado evidenciou o alcance histórico de tal visita para a Macedônia do Norte e, em particular, os frutos de comunhão que já estão sendo colhidos, particularmente como resultado do encontro ecumênico e inter-religioso dos jovens com o Santo Padre.

Saiba mais
.: Todas as matérias da Visita do Papa à Bulgária e à Macedônia

O discurso principal foi realizado pelo vice-diretor editorial do Dicastério para a Comunicação da Santa Sé, Alessandro Gisotti, que tinha acompanhado o Pontífice na viagem apostólica como diretor interino da Sala de Imprensa vaticana. Gisotti transmitiu a saudação do Santo Padre aos participantes da apresentação e sua gratidão àqueles que colaboraram para a publicação do volume. Em sua fala deteve-se também sobre a missa com as Primeiras Comunhões e sobre o encontro inter-religioso dos jovens em Skopje.

Esses dois eventos, afirmou o ex-porta-voz da Santa Sé, falam da memória e do futuro. “[O Papa Francisco] sempre nos recorda que devemos olhar com confiança para o futuro sem jamais esquecer nossas raízes, onde se encontra o patrimônio da nossa identidade”, disse.

Gisotti desejou que, por meio da leitura do livro, é possível reforçar o compromisso de todos a construir o futuro dos povos da Bulgária e Macedônia do Norte, recordando essa viagem apostólica que o Papa Francisco quis que se realizasse no sinal do diálogo, da paz e da solidariedade.

O evento foi concluído com o discurso de Dom Pecorari, que ressaltou ter sido o livro muito apreciado pelo Papa como sinal e fruto de uma visita que contribuiu não somente para dar impulso à vida pastoral da Igreja local, bem como para levar adiante o diálogo com a Igreja ortodoxa da Bulgária e as outras confissões religiosas nos dois países visitados.

Além disso, o Núncio Apostólico quis ressaltar que o volume será doado a todas as paróquias da Bulgária e da Macedônia do Norte. Junto à difusão do livro, a nunciatura também promoveu uma exposição fotográfica itinerante sobre a viagem apostólica que, inaugurada no terceiro trimestre, permitirá idealmente ao Papa Francisco “prosseguir” sua visita em todas as paróquias da Bulgária.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo