O protagonismo dos jovens é um dos princípios do Movimento Apostólico de Schoenstatt. Uma das missões da Pastoral da Juventude é levar a imagem da Mãe Peregrina em diferentes lugares do mundo. A atividade missionária baseada na escuta, na oração e na partilha também acontece no Brasil.
Reportagem de Carla Zanon e Ederaldo Paulini
Nos hospitais, grupos se reúnem para levar a imagem da Mãe de Deus aos enfermos. A mãe peregrina que acolhe, visita e se torna sinal de esperança para quem sofre. Tudo isso acontece porque as famílias e a juventude de Schoenstatt assumem com dedicação essa missão.
“A pastoral juvenil do Paraguai completou 15 anos. surgiu em 16 de maio de 2010, diante da necessidade de fundar um grupo de jovens dentro da Campanha da Mãe Peregrina de Schoenstatt. Assim nasceu o grupo que passou a realizar visitas em hospitais”, contou da Juventude de Schoenstatt do Paraguai, Tania Paredes.
Não é apenas no Brasil que essa missão se realiza por meio dos jovens. No Paraguai, essa jovem testemunha como a pastoral juvenil transformou sua vida. “Realmente me alimenta e me obriga a me nutrir para poder ensinar e acompanhar os jovens. Antes eu não rezava o rosário e pensava: ‘Como eu vou ensinar se eu mesma não rezo?’ Então, essas pequenas obras me educam, me formam e me fazem participar da pastoral juvenil”, expressou da Juventude de Schoenstatt do Paraguai, Patrícia Morales.
No Brasil, a pastoral está presente em diversos estados. Em Santa Maria, no Rio Grande do Sul, Heloísa conta como acontecem os trabalhos. “Os jovens ficam alguns dias, uma semana, depende do local e da finalidade da missão, evangelizando, seguindo o que Jesus nos pede no Evangelho para sermos missionários. Então, os jovens vão, escutam as famílias, rezam com elas a oração do Santo Terço, leem o Evangelho, conversam com elas sobre as dificuldades que também passam na fé. E é uma grande oportunidade de nós também nos inflamamos pelo ardor, pela missão, pela Igreja Católica e cada vez mais buscarmos estar perto dos outros, assim como Jesus nos pede”, explicou da Juventude de Schoenstatt de Santa Maria(RS), Heloísa Seikoski.
É a Mãe que inspira cada juventude a se doar a missão. Pela delicadeza de Maria, a alma encontra descanso e paz. Mãe rainha, três vezes admirável de Schoenstatt, rogai por teus filhos.