SÃO FRANCISCO DE ASSIS

Itália e Santa Sé promovem evento nos 800 anos do Cântico das Criaturas

Atividades foram incentivadas pelo embaixador Francesco Di Nitto; Cardeal Ravasi enfatizou senso de fraternidade entre o homem e toda a criação

Da Redação, com Vatican News

Cardeal Gianfranco Ravasi em sua fala durante evento comemorativo aos 800 anos do Cântico das Criaturas / Foto: Reprodução Vatican News

Nesta terça-feira, 15, a Embaixada da Itália junto à Santa Sé, em colaboração com o Pátio dos Gentios, organizou um evento para estudar e celebrar os 800 anos do Cântico das Criaturas, composto por São Francisco de Assis. Por essa ocasião, o Papa Francisco enviou uma mensagem através do secretário de Estado do Vaticano, Cardeal Pietro Parolin.

O evento foi incentivado pelo embaixador Francesco Di Nitto também por ocasião da XXIV Semana da Língua Italiana no Mundo, uma vez que o Cântico das Criaturas constitui a base do desenvolvimento da língua italiana, e por ser um símbolo da proteção da criação. Tal “trabalho de conscientização no cuidado da criação” foi destacado pelo Pontífice, que afirmou haver “um grande ensinamento naquela oração que há oito séculos nunca deixou de bater e que São Francisco compôs no final de sua vida”.

Leia mais
.: Por meio dos estigmas, São Francisco de Assis uniu-se a Jesus, diz frei

Senso de fraternidade entre homem e criação

O eco da riqueza cultural e espiritual do Cântico das Criaturas ao longo dos séculos foi revivido nos discursos do presidente emérito do Pontifício Conselho para a Cultura, Cardeal Gianfranco Ravasi. Em sua fala, o purpurado deu o sentido daquele horizonte cósmico no qual as criaturas são as “letras da criação”, que é, portanto, como um livro aberto.

O Cardeal Ravasi também enfatizou como a oração de São Francisco é permeada por uma visão positiva da natureza, uma vez que a imagem do Criador se reflete na criação: daí o senso de fraternidade entre o homem e toda a criação, que se torna um meio grandioso de louvar ao Criador. Esse sentimento de admiração diante da natureza deve ser preservado, recomendou, enfatizando a importância de não perder a admiração e as maravilhas da criação.

Por ocasião do encontro, a Biblioteca Apostólica Vaticana colocou à disposição para exibição no Palazzo Borromeo um precioso manuscrito litúrgico do século XIII, no qual uma extraordinária miniatura faz referência a dois momentos fundamentais da vida de São Francisco de Assis: o sermão aos pássaros e os estigmas.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo