Conselho Geral foi constituído após Irmã Maria Freire ser eleita Diretora Geral
Da redação, com ICM
A Congregação das Irmãs do Imaculado Coração de Maria, após a escolha da Irmã Maria Freire da Silva como nova Diretora Geral, realizou uma eleição para constituir um novo Conselho Geral. O resultado foi divulgado nesta quarta-feira, 11. Foram eleitas ou reeleitas membros do novo Conselho Geral as seguintes religiosas:
Irmã Adelaide Queiróz de Lima
Eleita Vice-Diretora Geral e Conselheira do Setor Formação
Irmã Elenar Luísa Berghahn
Reeleita Conselheira do Setor Educação
Irmã Dalia Löff
Reeleita Secretária Geral
Irmã Maria Bernardete Macarini
Reeleita Conselheira do Setor Assistência Social
Irmã Maria Aparecida Barboza
Reeleita Conselheira do Setor Animação Missionária
Irmã Francisca Aparecida de Oliveira
Eleita Ecônoma Geral
Irmã Lia Lauxen
Secretária da Sociedade Educação e do Instituto Religioso Bárbara Maix
O Conselho Geral foi eleito para um mandato de seis anos (2021-2026) e, de acordo com as constituições ICM, tem a missão de orientar, animar e avaliar a Congregação em sua fidelidade ao Evangelho e à Igreja, conforme Carisma e Missão da Fundadora, a Bem-Aventurada Bárbara Maix.
Leia mais
.: Papa Francisco envia carta aos religiosos e religiosas do Brasil
O XX Capítulo Geral Ordinário seguiu com rigor as medidas sanitárias de prevenção à Covid-19 como, por exemplo, o isolamento social prévio nas suas comunidades de origem, distanciamento na Sala Capitular e o uso de máscaras, em todo tempo. O grupo de Irmãs está em isolamento desde o dia 3 de novembro.
A Congregação
A Congregação das Irmãs do Imaculado Coração de Maria é a segunda ordem religiosa mais antiga do Brasil. Foi fundada em 08 de maio de 1849, no Rio de Janeiro, pela Bem-Aventurada Bárbara Maix. Hoje, a Sede Geral está em Porto Alegre, Rio Grande do Sul. A estrutura organizacional conta com duas províncias: Província Nossa Senhora Guadalupe, com sede em São Paulo (SP), e a Província Maria Mãe de Deus, com sede em Caxias do Sul (RS). As províncias dinamizam a vida e missão das mais de 110 comunidades religiosas presentes no Brasil, Bolívia, Paraguai, Argentina, Haiti, Itália, Angola e Moçambique.