Após dois anos, mais uma etapa do processo de beatificação de Irmã Benigna avançou com o recebimento da Carta Aberta ao Papa Francisco
Da redação, com Amaiben
No dia 21 de julho de 2020, a Associação dos Amigos da Irmã Benigna (Amaiben) recebeu um e-mail da Congregação para a Causa dos Santos confirmando o recebimento da Carta Aberta ao Papa Francisco e os 5 volumes com as quase 40.000 assinaturas, enviados pela Secretaria Particular do Papa. Com isso, foi concluída uma etapa que durou cerca de dois anos, com início em março de 2018, com um desfecho muito aguardado pelos amigos e devotos. O processo de beatificação de Irmã Benigna, porém, teve início em 15 de outubro de 2011.
A Carta Aberta ao Papa Francisco pela beatificação da Irmã Benigna foi um clamor do povo que, por meio da Amaiben, tendo à frente Dona Maria do Carmo Mariano, sua Presidente, respeitosamente pediu ao Sumo Pontífice a sua atenção para o Processo de Beatificação da Serva de Deus. A iniciativa, que envolveu milhares de pessoas, contou com a permissão do Arcebispo Metropolitano de Belo Horizonte, Dom Walmor Oliveira de Azevedo, atual Presidente da CNBB, que também assinou a Carta. O movimento recebeu o apoio da Congregação das Irmãs Auxiliares de Nossa Senhora da Piedade (CIANSP), contando com a assinatura da sua superiora, Madre Teresa Cristina leite, e das demais religiosas da congregação à qual pertenceu a Serva de Deus.
A coleta das assinaturas foi idealizada com muito critério, para evitar duplicidade. Foram montadas equipes de voluntários para os trabalhos, sendo uma fixa na Igreja São José, no centro de Belo Horizonte, duas equipes para percorrer diversas paróquias da arquidiocese e outra que se deslocou pelas cidades onde a Irmã Benigna viveu e também Sete Lagoas, sede da Amaiben e Rio de Janeiro, onde se encontram dois colégios da Congregação.
Uma grande mobilização popular marcou os trabalhos de coleta das assinaturas, que se iniciou em março de 2018 e envolveu pessoas de todas as idades e classes sociais, além de muitas famílias, todos desejosos de participar e contribuir para o Processo de Beatificação da Serva de Deus. Através do comunicado da Congregação para a Causa dos Santos à Amaiben, todos que participaram deste grande clamor popular, têm a tão esperada confirmação do seu recebimento pelo Santo Papa.
A Carta e os 5 volumes contendendo as assinaturas passam a integrar os documentos que fazem parte do processo de Beatificação da Irmã Benigna, que se encontra na fase romana, no Vaticano.