VATICANO

Iniciada fase romana da causa de beatificação de Padre Léo

Documentação da causa de beatificação foi entregue nesta segunda-feira, 28, ao Dicastério para as Causas dos Santos no Vaticano

Da redação, com Comunidade Bethânia

Documentação da causa de beatificação do Padre Léo foi entregue nesta segunda-feira, 28 / Fotos: Comunidade Bethânia / Arquivo Canção Nova

Momento de grande graça e alegria para a Comunidade Bethânia e para todos que acompanham a causa de beatificação do Servo de Deus Padre Léo. Nesta segunda-feira, 28, o presidente do Instituto Padre Léo, padre Lúcio Tardivo, realizou a entrega oficial de toda a documentação reunida durante a fase diocesana do processo no Dicastério para as Causas dos Santos, no Vaticano.

Leia também
.: Veja quais os próximos passos no processo de beatificação de padre Léo
.: Memória de Padre Léo inspira obra que revela fé vivida no cotidiano

O material entregue representa anos de trabalho, pesquisas, testemunhos e provas reunidas na etapa diocesana, conduzida na Arquidiocese de Florianópolis (SC). A entrega marca o encerramento dessa fase e o início da etapa romana do processo de beatificação do fundador da Comunidade Bethânia.

No ato solene, estiveram presentes o vigário geral da Congregação dos Padres do Sagrado Coração de Jesus, padre Levi, o conselheiro geral, padre Willyans Prado Rapozo, e o postulador da causa, Paolo Villota. Os documentos foram oficialmente recebidos por Federico, representante do Dicastério para as Causas dos Santos.

“É importante salientar que, agora, toda a documentação está no Vaticano – e que lugar abençoado! Estar aqui é um momento de muita graça, de estar no local onde está a causa dos santos de todo o mundo”, afirmou padre Lúcio.

A partir da entrega, os documentos passarão por análise detalhada no Vaticano, que avaliará a vida, virtudes e fama de santidade do Servo de Deus. A expectativa e a oração é para que Padre Léo, reconhecido por sua profunda fé, alegria e carisma, avance rumo aos altares da Igreja.

Um homem de esperança e da restauração

Padre Léo Tarcísio Gonçalves Pereira nasceu em 9 de outubro de 1961, em Delfim Moreira (MG). Ordenado sacerdote em 1990 pela Congregação dos Padres do Sagrado Coração de Jesus (Dehonianos), tornou-se conhecido em todo o Brasil por sua linguagem acessível, profunda espiritualidade e grande capacidade de evangelização, arrastando multidões, especialmente jovens e marginalizados.

Em 1995, fundou a Comunidade Bethânia, em São João Batista (SC), com a missão de acolher dependentes químicos e pessoas em situação de vulnerabilidade, oferecendo um caminho de restauração pela espiritualidade, relacionamentos sarados, alimentação saudável, exercícios físicos e convivência fraterna.

Com carisma vibrante, Padre Léo conquistou milhares de fiéis, especialmente através da pregação em eventos católicos e da participação na TV Canção Nova. Mesmo diante da enfermidade, um câncer diagnosticado em 2006, deu testemunho de fé, coragem e entrega total a Deus.

Faleceu em 4 de janeiro de 2007, aos 45 anos, deixando um legado de amor, evangelização e vida plena. Em 2020, teve oficialmente aberto o processo de beatificação, sendo reconhecido como Servo de Deus, em junho de 2025 se encerrou a fase diocesana do processo que agora segue no Dicastério para as Causas dos Santos, no Vaticano, na fase Romana.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo