Cerimônia aconteceu durante visita de imagem peregrina vinda do Monte Gargano e coroou o Príncipe da Milícia Celeste como “comandante espiritual da nação”
Da Redação

Imagem peregrina de São Miguel Arcanjo em procissão no plenário da Câmara dos Deputados em Brasília (DF) / Foto: Reprodução Câmara dos Deputados no YouTube
Uma sessão solene homenageou a visita da imagem peregrina de São Miguel Arcanjo à Câmara dos Deputados, em Brasília (DF). O evento foi realizado no Plenário Ulysses Guimarães e teve início às 12h desta terça-feira, 12.
A imagem peregrina é oriunda do Santuário de São Miguel Arcanjo, no Monte Gargano (Itália), e custodiada pelo bispo de Piracicaba (SP), Dom Devair Araújo da Fonseca, e pelo Instituto Hesed, presentes na cerimônia.
A homenagem teve início com o ingresso da imagem peregrina de São Miguel Arcanjo e também da imagem de Nossa Senhora Aparecida, Generalíssima das Forças Armadas. Durante a cerimônia, foi realizada a renovação deste título atribuído a Virgem Maria.
A presidente da sessão, deputada Simone Marquetto (MDB-SP), declarou que, “em tempos de instabilidade, confusão e crise moral, este ato é um posicionamento espiritual, cívico e ético. Reconhecemos, neste gesto, a esperança de um povo que clama por ordem, por verdade, por coragem e por integridade”.
Coroação
Durante a sessão, a imagem foi coroada por Dom Devair. “Nós nos consagramos, São Miguel Arcanjo. Nós o coroamos, São Miguel Arcanjo, como comandante espiritual de nossa nação, defensor de nossas famílias, guardião de nossa liberdade, escudo contra as trevas e patrono do Brasil fiel”, rezou o bispo.
Veja mais
.: Quaresma de São Miguel Arcanjo é período de oração para revigorar a fé
.: Festa dos Santos Arcanjos destaca São Miguel, chefe da Milícia Celeste
Também foi entregue a São Miguel Arcanjo uma espada, pelas mãos da deputada Simone Marquetto. “Com essa espada, símbolo da autoridade e da justiça, confiamos a vós a guarda do Brasil, para que se erga contra as forças do mal e seja luz entre as nações”, afirmou a presidente da sessão.
Na sequência, a deputada Simone Marquetto anunciou que um Projeto de Lei foi protocolado a fim de instituir, em âmbito nacional, o Dia de São Miguel Arcanjo, a ser celebrado anualmente em 29 de setembro. A data coincide com a Festa dos Santos Arcanjos no calendário litúrgico.
Outras homenagens
Além disso, a Força Aérea Brasileira concedeu uma medalha de alta honraria a São Miguel Arcanjo. A medalha foi recebida pelo Instituto Hesed, representado pelas suas fundadoras, irmã Jane Madeleine e irmã Kelly Patrícia, e pela irmã Maria Raquel.
“Muitos podem cair numa certa tentação de olhar para esse momento como uma simbologia ou, no popular, como um teatro, mas não. Nós estamos aqui com autoridades eclesiásticas, autoridades civis e autoridades militares. O que está acontecendo aqui tem uma reverberação profunda, concreta, na história deste Brasil, a partir de então. É o socorro do céu que vem em nosso auxílio”, enfatizou irmã Maria Raquel.
Por fim, foi rezado o Terço do Combate diretamente da tribuna do Plenário, seguido pela saída das imagens do recinto.
Programação
As atividades na capital federal continuam às 17h30, com a Missa presidida pelo arcebispo de Brasília, Cardeal Paulo Cezar Costa, na Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida. Também será realizada a consagração da arquidiocese a São Miguel Arcanjo.
Às 19h, haverá uma apresentação musical com a irmã Kelly Patrícia, seguida pela oração do Rosário com o Instituto Hesed às 19h30.