11 de outubro

Igreja recorda São João XXIII e 61 anos do início do Concílio Vaticano II

Foi o Papa João XXIII que convocou e inaugurou o Concílio Vaticano II, que se tornou o maior evento da Igreja no século XX

Da redação, com agências

Papa João XXIII durante Concílio Vaticano II / Foto: Reprodução Vatican News

Nesta quarta-feira, 11, a Igreja celebra a memória de São João XXIII e os 61 anos do início do Concílio Vaticano II, convocado por ele, quando estava à frente do papado.

Angelo Giuseppe Roncalli nasceu na Itália em 1881. Ingressou muito jovem no seminário e foi ordenado sacerdote em 1904. Foi criado cardeal em 1953 e eleito Papa no dia 28 de outubro de 1958, após a morte do Papa Pio XII. Como Pontífice assumiu o nome de João XXIII.

Apenas três meses após sua eleição como Pontífice, em janeiro de 1959, ele fez o anúncio inesperado da convocação de um concílio, que se tornou o maior evento da vida da Igreja no século XX. Seu objetivo era o “aggiornamento”, ou seja, a atualização da Igreja para aproximá-la do mundo atual.

Inaugurado em 11 de outubro de 1962, o concílio ecumênico se dividiu em quatro etapas e contou com a participação de cerca de 2 mil padres conciliares do mundo inteiro.

No discurso de abertura do Sínodo, João XXIII falou algumas palavras que mostravam a esperança e a confiança no Espírito Santo, com as quais a Igreja se comprometeu com o Concílio:

“O Concílio, que agora começa, surge na Igreja como dia que promete a luz mais brilhante. Estamos apenas na aurora: mas já o primeiro anúncio do dia que nasce de quanta suavidade não enche o nosso coração! Aqui tudo respira santidade, tudo leva a exultar!”.

João XXIII deu início ao Concílio Vaticano II, mas faleceu poucos meses depois, no dia 3 de junho de 1963. Foi o Papa Paulo VI que deu continuidade aos trabalhos, eleito seu sucessor no Pontificado em 21 de junho de 1963.

O Concílio Vaticano II terminou em 8 de dezembro de 1965, e deixou uma série de documentos ainda hoje considerados de grande relevância.

O Papa João XXIII foi beatificado no ano 2000 por são João Paulo II, e canonizado em abril de 2014 pelo Papa Francisco.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo