FESTIVIDADE LITÚRGICA

Igreja recorda, em 29 de agosto, martírio de São João Batista

A Igreja Católica celebra, hoje, o martírio de São João Batista; o santo é o único celebrado em duas datas

Da Redação

Foto: CNBB

Paróquias dedicadas a São João Batista Mártir estão em festa neste dia 29 de agosto. Nesta data, a Igreja Católica recorda a morte do primo de Jesus, que foi o seu predecessor. Por via de regra, a data em que se celebra um santo é o dia de sua morte, por ser considerado o dia de sua passagem para a vida eterna. Porém, João Batista é a exceção, por ser o único dos santos que tem duas celebrações no calendário litúrgico da Igreja: o nascimento, no dia 24 de junho, e sua morte, recordada hoje.

João foi concebido, de modo tardio, por Zacarias e Isabel, e seu nascimento é colocado cerca de seis meses antes do de Cristo, segundo o episódio da visita de Maria a Isabel, relatado no Evangelho. Ele adquiriu uma importância singular na história do cristianismo por ter sido o último dos profetas a anunciar a vinda de Jesus. Suas pregações exortavam todos à conversão e mudança de vida, anunciando o Batismo de penitência. Ele mesmo definiu sua missão, ao afirmar ser a voz que clamava no deserto: “’Preparai o caminho do Senhor, tornai retas às suas veredas’!”

O martírio de João

Por sua característica de anunciar a vinda do Messias e denunciar os pecados, ele foi preso por denunciar os erros de Herodes. Como relata o Evangelho, ele morreu decapitado devido ao ódio de Herodíades, que era esposa do seu irmão, com a qual o rei vivia pecaminosamente.

A santidade de João foi reconhecida pelo próprio Cristo que afirmou: “Em verdade eu vos digo, dentre os que nasceram de mulher, não surgiu ninguém maior que João, o Batista” (Mateus 11,11).

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo