Ano Jubilar da Arquidiocese de Salvador terá início dia 22 de fevereiro e celebra dois marcos: 475 anos da criação da Diocese e 350 anos da elevação à Arquidiocese
Da redação, com Arquidiocese de Salvador

Catedral Basílica da Arquidiocese de São Salvador da Bahia / Foto: Arquidiocese de Salvador – Mateus Morbeck
A Arquidiocese de São Salvador da Bahia celebra neste ano dois marcos históricos de grande relevância para a Igreja no Brasil: 475 anos de criação da Diocese de Salvador (1551) e 350 anos de sua elevação à condição de Arquidiocese (1676). Primeira do Brasil, esta Igreja Particular ocupa lugar central na história da evangelização, da organização eclesial e da vivência da fé católica em terras brasileiras.
Para dar início às celebrações do Ano Jubilar Arquidiocesano, no dia 22 de fevereiro, os fiéis são convidados a participar de uma programação especial. Às 16h30 haverá a concentração e a oração do Terço no Largo da Igreja Nossa Senhora da Ajuda (templo que foi a primeira Catedral do país).
Em seguida, todos seguirão em procissão até a Catedral-Basílica Primacial de São Salvador, onde será realizada a Missa Solene de abertura do Ano Jubilar. A celebração será presidida pelo Arcebispo Primaz do Brasil, Cardeal Dom Sergio da Rocha, e reunirá o clero, religiosos, religiosas e leigos de diversas paróquias e comunidades.
A Arquidiocese de São Salvador da Bahia convida todo o povo de Deus a participar deste momento histórico e celebrativo. “Vivendo o Ano Jubilar como um tempo de graça, caminhada sinodal e renovado compromisso com a missão, celebrando quase cinco séculos de fé, esperança e serviço”, destaca a nota no site.
Ano Jubilar
O Ano Jubilar Arquidiocesano é um tempo forte de espiritualidade eclesial, que convida o povo de Deus à conversão, à reconciliação e à renovação do compromisso missionário. Inspirado na tradição bíblica e na vida da Igreja, o Jubileu é também um tempo de graça, indulgência e esperança, no qual a comunidade é chamada a aprofundar a vivência da fé, fortalecer os laços de comunhão e testemunhar o Evangelho com renovado ardor.
Ao recordar os 475 anos da criação da Diocese e os 350 anos de sua elevação à Arquidiocese, a Igreja em Salvador faz memória de uma trajetória marcada pela evangelização, pela presença missionária e pela contribuição decisiva da Igreja na formação cultural, social e religiosa do povo brasileiro. Este tempo jubilar convida, ainda, a olhar para o futuro, discernindo novos caminhos pastorais à luz dos desafios do tempo presente.




