“A centralidade da Eucaristia na vida de um cristão é um mandato direto do próprio Jesus Cristo”, destaca arcebispo de Lilongwe, Malawi, Dom Desmond Tambala
Da redação, com Vatican News

Primeiro Congresso Eucarístico Nacional, realizado nestes dias em Lilongwe, capital da República do Malawi / Foto: Reprodução Conferência Episcopal dos Bispos de Zimbabue
Refletir e rezar sobre a centralidade do Santíssimo Sacramento na vida dos peregrinos da esperança neste Ano Jubilar. Este foi o propósito do Primeiro Congresso Eucarístico Nacional, realizado nestes dias em Lilongwe, capital da República do Malawi, e que recebeu a bênção do Santo Padre, por meio do secretário de Estado do Vaticano, Cardeal Pietro Parolin.
“O mais importante não é o que fazemos com a Eucaristia, mas o que somos com a Eucaristia”, enfatizou o núncio apostólico, Dom Gian Luca Perici. O arcebispo de Lilongwe, Dom George Desmond Tambala, repetiu a mesma ideia, enfatizando que a centralidade da Eucaristia na vida de um cristão não é uma opção ou uma escolha pessoal, mas um mandato direto do próprio Jesus Cristo.
A declaração das intenções finais, baseada nas seis conferências apresentadas no Congresso, destaca as seguintes prioridades: disseminar as reflexões e os frutos do Congresso a todos os fiéis em todos os níveis da Igreja, promover uma devoção mais profunda ao Santíssimo Sacramento e incentivar a reflexão e a catequese contínuas sobre o mistério do Santíssimo Sacramento.
Durante o Congresso, os delegados também decidiram elaborar uma lista de resoluções, incluindo a preparação cuidadosa das celebrações litúrgicas, começando com cânticos que ajudem os fiéis a participar ativamente da liturgia, e o cuidado pastoral com os batizados que não podem receber os sacramentos, para que possam se reconciliar e retornar à plena participação sacramental.