Combate à fome

Igreja no Brasil inicia a Campanha da Fraternidade

Padre Jean Poul Hansen, assessor do Setor de Campanhas da CNBB, fala sobre o combate à fome, tema escolhido pela edição de 2023 da Campanha da Fraternidade

Thiago Coutinho
Da redação

Inquérito Nacional sobre Insegurança Alimentar de 2022 aponta 33,1 milhões de brasileiros passam fome no País / Foto: Getty Images

No Brasil, a Quarta-Feira de Cinzas marca não só o início da Quaresma, mas também da Campanha da Fraternidade (CF). Esta é uma iniciativa da Igreja no país há 60 anos e que, em 2023, convida à reflexão e ação sobre o combate à fome. 

“Fraternidade e Fome” é o tema e “Dai-lhes vós mesmos de comer!” (Mt 14,16) é o lema bíblico em que a campanha se apoiará. “O alerta da CF é sempre sobre a conversão. Conversão pessoal, comunitária e social”, explica o padre Jean Poul Hansen, assessor do Setor de Campanhas da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

Para o sacerdote, há uma pergunta fundamental que precisa ser respondida: se há fome no Brasil e no mundo, é porque o Evangelho não está sendo vivido da maneira como deveria. “Onde estamos falhando? Em que precisamos nos converter? E aqui talvez possamos ensaiar algumas respostas: estamos cada vez mais insensíveis ao sofrimento alheio, precisamos nos sensibilizar; como os discípulos no Evangelho (cf. Mt 14, 15) muitas vezes queremos despedir os famintos e sofredores do nosso tempo e deixá-los à própria sorte”, pondera.

É preciso, segundo padre Jean, aprender a partilhar e deixar o egoísmo para trás. “É necessário que cada um de nós disponha do seu tudo, ainda que seja pouco, para o bem de todos”, observa.

Abertura no Santuário Nacional

A abertura da Campanha da Fraternidade se dará em dois momentos: hoje e no primeiro domingo da Quaresma, no dia 26, durante a missa das 8h, no Santuário Nacional de Aparecida. “Para estes dois momentos, mobilizamos os meios de comunicação social, especialmente os de inspiração católica, a fim de que a temática da CF alcance os mais distantes rincões do nosso país, pois é lá, na Comunidade Eclesial Missionária, que a CF vai acontecer de verdade”, explica padre Jean.

É nos círculos bíblicos, “na reza da Via-Sacra da CF, nas celebrações dominicais e, sobretudo, nas ações concretas de conversão pessoal, comunitária e social que esta oração e reflexão irá suscitar”, define padre Jean Poul. 

Sensibilizar a população

No texto-base da Campanha, mais especificamente em seu capítulo II, são abordadas as causas e os números da fome no país. A Igreja sempre se portou como um braço social forte que atua paralelo ao Estado. A CNBB e a Campanha da Fraternidade deste ano pretendem, segundo o sacerdote, sensibilizar a sociedade sobre o quão necessário é a resolução do problema da fome.

“É preciso (re)criar sensibilidade para o sofrimento alheio; é preciso, a partir desta sensibilidade, comprometer-se com a superação da fome por meio de compromissos transformadores que nascem do Evangelho. Estes compromissos surgirão a partir da oração e da reflexão das milhares de Comunidade Eclesiais Missionárias espalhadas por todo o Brasil e que todos os anos fazem acontecer a CF”, afirma padre Jean Paul.

Iniciativas para superação da fome já existem e estão agindo por todo o país, assegura padre Jean Paul. Essas ações agora precisam ser reforçadas. “E, com certeza, novas iniciativas surgirão a partir do sopro do Espírito nesta CF. A inspiração vem sempre da Palavra de Deus que tem que ecoar em nossos ouvidos e corações: ‘Eles não precisam ir embora. Dai-lhes vós mesmos de comer’ (Mt 14,16)”.

 

Mais informações a respeito da Campanha da Fraternidade podem ser conferidas no site https://campanhas.cnbb.org.br.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo