“Idosos, memória viva da nossa história” é o tema da Semana Nacional da Vida; iniciativa convida fiéis a refletirem sobre o valor da vida em todas as circunstâncias
Da redação, com Portal Vida e Família
Falta menos de um mês para a Semana Nacional da Vida. Entre os dias 1º e 8 de outubro, os fiéis de todo o país irão celebrar este momento especial na vida da Igreja no Brasil. Neste ano, o tema será: “Idosos, memória viva da nossa história” e o lema “Na velhice darão frutos” (Salmos 92, 15). O subsídio Hora da Vida está no mesmo livreto utilizado para a Semana Nacional da Família.
O material é um convite a refletir sobre o valor da vida em todas as circunstâncias, tendo a convicção de que “a vida é um grande presente que ninguém pode tirar, ninguém pode interromper” e favorece a reflexão sobre a importância dos idosos na vida das famílias.
“Os idosos têm muito a nos ensinar, seja com sua sabedoria adquirida pelos anos ou com a presença de quem tem uma história a partilhar”, salienta o bispo de Ponta Grossa (PR) e presidente da Comissão Episcopal para a Vida e a Família da CNBB, Dom Bruno Elizeu Versari. Além da riqueza dos ensinamentos dos mais experientes, Dom Bruno recorda a contribuição de muitos idosos na educação dos filhos e netos. Para o bispo, eles também são convidados a ajudar na evangelização em suas comunidades.
Confira os temas para cada dia da Semana Nacional da Vida:
1º Encontro – Pessoa idosa, espiritualidade e vocação
2º Encontro – O protagonismo da pessoa idosa na comunidade humana
3º Encontro – Promover, proteger e cuidar das pessoas idosas no ambiente em que vivem
4º Encontro – Preparação para um Envelhecimento saudável
5º Encontro – A pessoa idosa na comunidade eclesial
6º Encontro – Conviver é Contribuir: “Penso Sobretudo na Evangelização” (São João Paulo II)
7º Encontro – Ser um eterno aprendiz!
Além dos sete encontros para cada dia da semana, é oferecido o roteiro da “Celebração da vida”, para o Dia do Nascituro – celebrado no dia 8 de outubro.