Elevação

Igreja Matriz de São Bento vai receber o título de Basílica

Instalação da Basílica São Bento, localizada em Araraquara, no interior de São Paulo, será realizada na próxima quinta-feira, 15

Da Redação, com Diocese de São Carlos

Igreja São Bento – Basílica / Foto: Arquivo

A Igreja Matriz de São Bento, localizada em Araraquara, no interior de São Paulo, vai receber o título de Basílica em uma solenidade que acontecerá na próxima quinta-feira, 15. A cerimônia será presidida pelo bispo diocesano, Dom Luiz Carlos Dias. Com essa concessão, a Basílica de São Bento estabelecerá um vínculo com o Sumo Pontífice, o Papa Francisco, e a Igreja de Roma, além de conquistar maior visibilidade no setor de turismo religioso. Com 205 anos de existência, a igreja é a primeira da Diocese de São Carlos a receber essa honra.

Para a solenidade de instalação da Basílica são aguardados líderes políticos do estado e do município, religiosos de diversas dioceses do país, além do clero diocesano, fiéis e paroquianos.

De acordo com o documento Domus Ecclesiæ, que estabelece as normas para a concessão do título, para se tornar uma basílica a igreja deve possuir “particular importância para a vida litúrgica e pastoral”, além de ter relevância espiritual e histórica.

O pároco, padre Rodolfo Faria, destacou que o processo de solicitação para a concessão do título teve início em junho de 2022, com o consentimento do bispo diocesano, Dom Luiz, e da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Em seguida, foi respondido um questionário e depois enviado ao Dicastério do Culto Divino e Disciplina dos Sacramentos, no qual foram fornecidos dados históricos e artísticos da Matriz São Bento.

História

A importância histórica da Matriz São Bento, que deu nome à freguesia – São Bento de Araraquara – por muitos anos, vai além da fundação do município. A igreja possui uma cripta com cerca de 1425 lóculos e abriga os restos mortais de dois sacerdotes, sendo a única desse tipo na cidade. Sob o altar, estão sepultados dezenas de fiéis que contribuíram para a construção da fé católica na região, ainda no século XIX, no “Sertão de Araraquara”.

Como era a única igreja nas proximidades que possuía um padre, a capela de São Bento era procurada para a celebração de casamentos, batizados e outros sacramentos. O acervo da igreja inclui imagens de São Bento, São José, Nossa Senhora da Conceição, Sagrado Coração de Jesus e Imaculado Coração de Maria, com mais de 150 anos, além de outras imagens, artefatos centenários e uma relíquia de segundo grau do padroeiro.

A igreja tem capacidade para acomodar 2 mil pessoas sentadas e possui um coro com capacidade para 700 pessoas. Para atender os paroquianos, são celebradas 17 missas de segunda a domingo, reunindo cerca de 3500 fiéis.

Além disso, há trabalhos pastorais, sociais e espirituais vinculados à paróquia. Seu compromisso espiritual e trabalho social são de grande importância para o município de Araraquara, por meio da assistência aos pobres, moradores em situação de rua e pessoas necessitadas. Anualmente, são realizados cerca de 450 batizados e mais de 50 casamentos.

Sob a jurisdição paroquial da Basílica estão a Capela Santa Cruz, o Cemitério São Bento, a Capela Nossa Senhora Auxiliadora (Colégio Progresso), a Capela Sagrado Coração de Jesus (Hospital Santa Casa), a Capela Santo Antônio (Hospital São Francisco), a Capela do Externato Santa Terezinha e a Capela da principal maternidade da região, a Gota de Leite.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo