Primeira no estado

Igreja matriz de Carutapera (MA) recebe título de Basílica Menor

Esta é a primeira Basílica Menor no estado do Maranhão

Da Redação, com Diocese de Zé Doca

Igreja Matriz de São Sebastião torna-se Basílica Menor / Foto: Diocese de Zé Doca

O Papa Francisco concedeu o título de Basílica Menor à Igreja Matriz de São Sebastião, da cidade de Carutapera (MA). É a primeira igreja com este título no estado. A decisão foi anunciada em comunicado emitido pelo bispo de Zé Doca, Dom João Kot, nesta terça-feira, 22.

Segundo a diocese, o título constitui um reconhecimento à igreja não só por sua arquitetura singular, mas também por sua importância história e missionária.

No decreto, datado de 24 de maio, a Congregação para o Culto divino e a Disciplina dos Sacramentos lembra que este título intensifica o vínculo particular com a igreja de Roma e o Santo Padre. O documento destaca que esse é um “incentivo a promover a sua exemplaridade como verdadeiro centro de ação litúrgica e pastoral na diocese”.

Palavra do bispo

“Agradeço a Deus por essa graça alcançada, que coroa os 60 anos da consagração da Igreja Matriz de São Sebastião”, expressou Dom João Kot no comunicado episcopal com que tornou pública a decisão.

“Ao Povo de Deus da nossa Igreja Particular de Zé Doca peço que continuem a rezar para que esta Basílica Menor em Carutapera seja acolhida como sinal da Providência Divina e desejo que cada um que visitar este lugar encontre todos os incentivos de fé para levar uma vida cristã digna e colaborar com a salvação de todos”, acrescentou o bispo.

A igreja foi erguida na década de 40 em um local que, na época, era uma vila de pescadores, uma região isolada. Nos últimos nos, passou por um processo de revitalização. Há mais de um ano, a paróquia de Carutapera e a diocese de Zé Doca vem trabalhando conjuntamente em prol deste reconhecimento.

O título de Basílica Menor é concedido pelo Santo Padre quando reconhece a dignidade de uma igreja dentro de três características: arquitetônica, histórica e de devoção popular. O título vem acompanhado da missão de ser um centro de atividade litúrgica e pastoral de exemplo.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo