PROTEÇÃO AOS MENORES

Igreja francesa reconhece responsabilidade no abuso de menores

Reunidos em Lourdes para sua Assembleia Plenária de outono de 2 a 7 de novembro, os bispos franceses decidiram reconhecer oficialmente a “responsabilidade institucional da Igreja” em casos de abuso sexual e sua natureza sistêmica

Da redação, com Vatican News

Igreja na França reconhece sua “responsabilidade institucional” / Foto: Reprodução Reuters

Os bispos franceses reconheceram oficialmente que a Igreja Católica tem uma “responsabilidade institucional” pelos milhares de casos de abuso infantil que surgiram em um relatório recente.

O relatório, que foi apresentado no início de outubro pela Comissão Independente sobre Abuso Sexual na Igreja (CIASE), revelou que pelo menos 216 mil pessoas que vivem na França foram vítimas de abuso sexual por padres e religiosos durante um período de setenta anos, desde 1950 a 2020.

Natureza sistêmica do abuso

Falando em uma entrevista coletiva na sexta-feira, o arcebispo Éric de Moulins-Beaufort, presidente da Conferência Episcopal da França (CEF), disse que os bispos estão “chateados e oprimidos” com as descobertas e concordaram em reconhecer a “natureza sistêmica” do abuso na Igreja na França. Eles admitem que esses crimes não foram cometidos apenas por indivíduos isolados, mas foram possibilitados “por um contexto geral, uma mentalidade e uma série de práticas dentro da Igreja que permitiram que esses eventos acontecessem, mas também voltassem a ocorrer, evitando que fossem denunciados e sancionado. “

O dever de reparação

O Arcebispo de Moulins-Beaufort acrescentou que este reconhecimento implica “uma obrigação de justiça e reparação”: “Estamos cientes de que este passo é necessário para entrar em um caminho que nos permita hoje pedir perdão na verdade”, disse ele. Também discursou na coletiva de imprensa o Pe. Hugues de Woillemont, que disse que os bispos estão dispostos a se encontrar e ouvir todas as pessoas que têm problemas com a Igreja sobre este assunto.

As 45 recomendações do Relatório CIASE

Os bispos estão agora se concentrando nas 45 recomendações do Relatório CIASE, que, entre outras coisas, exigem mecanismos de controle interno mais fortes, uma definição mais clara do papel do bispo de modo a garantir um exame imparcial dos casos e aumentar o envolvimento de leigos na governança da Igreja.

Em março deste ano, a CEF estabeleceu um fundo especial de compensação aberto a doações de bispos, padres, fiéis e qualquer pessoa que deseje contribuir. Também criou uma linha de apoio para vítimas e sobreviventes.

Rito penitencial para as vítimas

Na manhça deste sábado, 6, os bispos celebraram um ato penitencial pelas vítimas no pátio da Basílica de Notre-Dame-du-Rosaire.

Na abertura da Assembleia no início desta semana, o Papa Francisco enviou uma carta aos bispos encorajando-os a carregar seu “fardo com fé e esperança”, acrescentando que ele também o carrega com eles.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo