RECONHECIMENTO

Igreja em Piedade (SP) será elevada à Basílica menor

Após aprovação do Papa Francisco, instalação da Basílica na Igreja de Nossa Senhora da Piedade acontecerá em 3 de fevereiro

Da Redação, com Vatican News

Igreja em Piedade (SP) foi elevada a Basílica pelo Papa Francisco / Foto: Reprodução Facebook Paróquia Nossa Senhora da Piedade

A Igreja de Nossa Senhora da Piedade, em Piedade (SP), será elevada à Basílica menor. Após a aprovação do Papa Francisco, no dia 3 de fevereiro, às 15h será celebrada uma Missa para a instalação da Basílica, presidida pelo arcebispo de Sorocaba (SP), Dom Júlio Endi Akamine.

Neste dia, será concedida indulgência plenária para os fiéis que participarem da celebração. A elevação da igreja é um marco para todos os paroquianos, cujo processo se iniciou ainda em 2022.

A primeira etapa foi a aprovação do arcebispo e do conselho de presbíteros da arquidiocese quanto à solicitação do título. Depois, foi enviada uma carta com o pedido ao presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) na época, o arcebispo de Belo Horizonte (MG), Dom Walmor Oliveira Azevedo.

Por fim, houve a aprovação da abertura do processo pelo Dicastério para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos, culminando na aprovação do Papa Francisco, emitida em outubro do ano passado.

Conceito de Basílica

A elevação à Basílica também será importante para o turismo religioso da região. A igreja tem mais de 100 anos de história e já passou por diversas melhorias e restauros. A Basílica de Piedade será a primeira igreja da Arquidiocese de Sorocaba a ser reconhecida como tal.

O Papa concede o título de Basílica menor ou maior a igrejas em vários países do mundo, que são consideradas importantes pela devoção, história e beleza. A diferença entre elas está no fato de que as Basílicas maiores consistem apenas nas igrejas que estão diretamente sob autoridade do Papa. São elas as Basílicas de São Pedro, no Vaticano; São João de Latrão, sede da diocese de Roma, cujo bispo é o Papa; São Paulo Fora dos Muros; e Santa Maria Maior.

Quanto às Basílicas menores, há 1500 delas por todo o mundo, sendo 65 no Brasil. Entre elas está a Basílica de Nossa Senhora Aparecida, em Aparecida (SP), considerada a segunda maior do mundo, atrás apenas da Basílica de São Pedro.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo