Evangelização

Igreja e comunicação: Pontifícias Obras Missionárias lançam podcast

Jornalista das Pontifícias Obras Missionárias do Brasil comenta a recente iniciativa do podcast que busca abordar temas missionários da Igreja e projetos de evangelização

Huanna Cruz
Da Redação

O primeiro episódio do PodPOM / Foto; Reprodução Youtube

As Pontifícias Obras Missionárias (POM) em todo o mundo dispensam uma grande atenção à comunicação. No Brasil, uma iniciativa mais recente é o PodPOM, um podcast informativo sobre o trabalho da instituição. 

“Por ser uma Obra do Papa, tem um cuidado especial em produzir conteúdos sobre a essência missionária da Igreja. No Brasil, nosso setor de comunicação está envolvido em muitas ações que buscam fomentar a vivência de uma Igreja missionária”, explica o jornalista Fabrício Preto, das POM. 

O jornalista conta que as POM estão presentes nas redes sociais, fornecem boletins às rádios e TVs católicas, produz revista trimestral, publicações missionárias e mantêm sempre atualizado o site institucional. No final de novembro, foi lançado o PodPOM, podcast produzido nos estúdios da sede das POM em Brasília e veiculado em seu canal no Youtube.

podcast era um projeto que já estava sendo elaborado no setor de comunicação das POM há mais de 3 meses, porém sem data para ser gravado. Com a realização da Assembleia da Juventude Missionária, na sede das POM em Brasília, em novembro, contando com a presença de jovens de todo o Brasil, foi decidido adiantar a produção do podcast para acontecer durante o evento. O primeiro episódio foi dedicado à “juventude missionária”. 

“O objetivo é ter um canal de comunicação mais direto e amplo, podendo trazer os temas missionários da Igreja e os projetos de Evangelização. O formato vive uma fase de grande aceitação pelo público, principalmente o público jovem. Nossa intenção é que o PodPOM possa ser um canal direto com as lideranças que atuam nas Obras Pontifícias em todo o Brasil, oferecendo um espaço de bate papo com menos formalidade e que consiga chegar mais longe. O PodPOM é também um meio de tornar as Pontifícias Obras Missionárias mais conhecidas”, ressalta Fabrício.

A missão das POM

Fabrício avalia que as obras Pontifícias Obras Missionárias são uma rede de solidariedade e oração. O organismo é vinculado ao Dicastério para a Evangelização dos Povos. Existe para intensificar a animação, a formação e a cooperação missionária em todo o mundo. Constitui uma rede universal, em 130 países, a apoiar o Papa no seu compromisso missionário com todas as Igrejas particulares. Realizam isso mediante a oração, que é a alma da missão, e o auxílio material aos cristãos no mundo inteiro, ajudando a despertar a consciência missionária além-fronteiras.

O jornalista afirma que, no Brasil, as POM atuam através de três Obras: Pontifícia Obra da Infância e Adolescência Missionária; Pontifícia Obra da Propagação da Fé e Pontifícia União Missionária. Cada Obra tem um trabalho específico, com uma extensa programação, colaborando de forma universal com a essência missionária da Igreja.

Especialmente no mês de outubro, as POM organizam a Campanha Missionária com o objetivo de promover a animação e cooperação missionária. Todas as arquidioceses, dioceses e prelazias recebem subsídios produzidos pelas POM para a animação missionária: novena missionária, vídeos com testemunhos missionários, cartaz, oração missionária e envelope para a coleta missionária.

Ano celebrativo para as POM

Este ano de 2022 é celebrativo para as POM. Celebram-se os 200 anos da Pontifícia Obra da Propagação da Fé, 100 anos do caráter pontifício das Obras e 400 anos da Congregação para a Evangelização dos Povos.

Essas três datas estão dentro das celebrações do Ano Jubilar Missionário. Ao longo do ano, nas diversas dioceses do Brasil, foram realizadas celebrações e o mês missionário deste ano apresentou de forma especial esta celebração nas novenas missionárias.

Em maio, nos 200 anos da Pontifícia Obra da Propagação da Fé, houve a cerimônia de beatificação de Pauline Jaricot, fundadora da Obra. Pauline foi uma jovem e leiga francesa, que em sua cidade, Lyon, no século 19, iniciou um grupo de mulheres com a intenção de rezar e colaborar com a missão no Continente Asiático. Essa ação se transformou na maior rede de oração e solidariedade no mundo, sendo a inspiração para o surgimento das POM.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo