Sacrilégio

Igreja de São Francisco, no Chile, é alvo de profanação

A Igreja, patrimônio histórico do país, teve o sacrário profanado e imagens sacras destruídas

Da Redação, com Agência Fides e Conferência Episcopal do Chile

A Igreja de São Francisco, em Valdívia, no Chile, foi profanada e vandalizada nesta quarta-feira, 13. A informação foi confirmada pelo Vigário Geral da diocese, Dom Nelson R. Huaiquimil. Em declaração, o bispo descreve a tristeza dos fiéis pelo ato profano e pede aos chilenos que se unam em oração pela justiça e paz no país que enfrenta sérios problemas sociais e políticos.

“Estamos profundamente tristes com a destruição que o Templo de São Francisco de Valdivia sofreu, sabemos que o mais importante em todas as situações são sempre as pessoas, e lá vivem cinco irmãos dehonianos, pessoas consagradas ao serviço da comunidade. Eles estão bem, mas experimentam um estado natural de desamparo e dor. Dói-nos o fato de terem entrado no templo e o Santíssimo Sacramento ter sido profanado, destruído as imagens sagradas, destruído o mobiliário e causado danos gerais a essa parte do patrimônio, que pertence a todos os valdivianos”

Leia também:

.: Papa Francisco reza por soluções para a crise no Chile
.: Protestos no Chile já ultrapassam 20 dias e população segue insatisfeita
.: Protestos deixam mortos e cancelam voos em Santiago, no Chile
.: Igrejas salesianas são profanadas no Chile

A Igreja, patrimônio histórico do país, foi construída entre 1586 e 1628 e é o edifício mais antigo da cidade, tendo resistido a três grandes terremotos.

Na declaração, o vigário geral afirma compartilhar a legítima busca por justiça e paz empreendida por tantos chilenos em todo o país. Ele destaca as “belas manifestações que devem nos encher de esperança; no entanto, é chocante ver mortos e feridos e muitas pessoas que sofreram destruição e danos por causa da violência”.

Por fim, ele convida todos “a se unirem à oração e à busca do bem, a todos aqueles que sofreram violência e causam violência de diferentes tipos”, exortando-os a se olharem “não como inimigos, mas como aqueles que são capazes de construir juntos a família humana que todos esperamos ”.

A crise política e social pela qual o Chile está passando é acompanhada de manifestações violentas que já causaram vários danos aos locais de culto. Os Bispos do país já expressaram sua tristeza “pelo ataque às igrejas e locais de oração sem respeito a Deus e àqueles que acreditam nele”, lembrando que “as igrejas e outros locais de culto são sagrados”.

Igrejas atacadas no país

 Outras igrejas também foram atingidas por manifestantes. A Paróquia da Assunção em Santiago, Chile, foi profanada, na última semana, em meio aos protestos contra o governo.

No último domingo, 10, o Santuário de Maria Auxiliadora, em Talca, foi invadido, as imagens sacras foram destruídas e queimadas junto com os bancos da Igreja.Também no domingo, 10, durante manifestação em Viña del Mar, no litoral do país, foi invadida a Paróquia de Santa Maria dos Anjos, em Reñaca.

Imagens sacras são destruídas no Santuário Maria Auxiliadora / Foto: Conferência Episcopal do Chile

Foram alvo também de vandalismo a Paróquia da Assunção, em Santiago, a Catedral de Valparaíso e a Paróquia de Santa Teresa dos Andes, em Punta Arenas. Há relato de que outras igrejas foram apedrejadas e sofreram algum tipo de ataque.

Missa é celebrada, na Diocese de Talca, em reparação as profanações / Foto: Conferência Episcopal do Chile

Na última terça-feira, 12, foi celebrada uma missa em reparação às profanações na diocese de Talca. O administrador apostólico, Dom Galo Fernández, durante a homilia, lamentou os atos de vandalismo e pediu aos cidadãos que coloquem fim aos atos de violência.

“Não deixemos que o ódio, a raiva de que fomos vítimas inflamar ódio ou raiva em nós, é um grande erro. Raiva, violência, não constrói, mas destrói. Não destrói apenas bens materiais, mas a coisa mais preciosa, a coexistência dos irmãos”, declarou.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo