SOLIDARIEDADE

Igreja coreana se diz próxima ao povo de Mianmar

A Conferência dos Bispos Católicos da Coréia divulgou uma declaração na qual expressa sua solidariedade com a aspiração democrática do povo de Mianmar

Da redação, com Vatican News

Cardeal Charles Maung Bo, arcebispo de Yangon / Foto: Reprodução Youtube

Os bispos católicos da Coréia expressaram sua “profunda preocupação com a eclosão da violência e o subsequente derramamento de sangue” em Mianmar, enquanto dezenas de manifestantes antigolpe continuam a ser mortos em uma repressão implacável pelas forças de segurança.

Mianmar, que está em crise desde o golpe militar de 1º de fevereiro, foi um dos assuntos que a Conferência dos Bispos Católicos da Coréia (CBCK) discutiu em sua assembléia geral de primavera em Seul, de 8 a 12 de março. No final do encontro, os bispos divulgaram um comunicado no qual expressam a solidariedade da Igreja coreana com as aspirações do povo de Mianmar pelo fim do regime militar e pela restauração da democracia.

O clamor de Sr. Tawng

Os bispos disseram ter ficado particularmente comovidos com a coragem da irmã xaveriana Ann Rose Nu Tawng, de Myitkyina, no estado de Kachin, que em 28 de fevereiro se ajoelhou e implorou à polícia para poupar as pessoas que estavam se manifestando pacificamente. A freira de 45 anos “se ajoelhou no chão em frente aos policiais fortemente armados e gritou: ‘Atire em mim'”, lembraram os bispos. “Este clamor está soando alto em nossos ouvidos. A violência indiscriminada em locais de protesto deve terminar imediatamente. Cada violência “deixa nosso mundo pior do que antes”, instou o CBCK, citando a encíclica Fratelli tutti do Papa Francisco.

Solidariedade fraterna

“A fim de meditar profundamente sobre o mistério da Cruz e da Ressurreição durante este tempo quaresmal, a Igreja Católica na Coréia expressa solidariedade fraterna com os irmãos e irmãs de Mianmar, que estão trilhando o caminho da Cruz, compartilhando seu lamento indescritível e dor”, disseram no comunicado. “Muitas pessoas derramaram sangue e morreram apenas por clamarem por liberdade, democracia, paz e uma vida digna que ninguém pode privá-los”, reiteraram.

O gesto de proximidade do Cardeal Yeom

Enquanto isso, o cardeal Andrew Yeom Soo-jung, de Seul, enviou uma mensagem à parte no qual expressa a proximidade de seu rebanho ao povo e à igreja de Mianmar. “Fiquei profundamente triste com a notícia da repressão implacável dos militares de Mianmar contra manifestantes pacíficos. Acredito que nunca é aceitável que os militares reprimam as pessoas lançando mão da violência”, escreveu o cardeal Yeom em uma carta ao cardeal Charles Bo de Yangon, de Mianmar. Ele disse que apoia fortemente a aspiração do povo de Mianmar à democracia, esperando que eles a recuperem muito em breve. “Por favor, saibam que todo o clero, religiosos e fiéis da Arquidiocese de Seul estão orando sinceramente para que a verdadeira democracia seja restaurada no país”, escreveu o cardeal.

Para sinalizar a proximidade da Arquidiocese de Seul, o Cardeal Yeom doou 50 mil dólares em ajuda emergencial que será entregue ao Cardeal Bo por meio do Núncio Apostólico em Mianmar, Dom Paul Tschang In-Nam.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo