Cátedra de São Pedro é uma festa antiga, um dia de graças a Deus pela missão confiada ao apóstolo Pedro e seus sucessores
Nathália Cassiano
Da Redação
Ao celebrar a festa da Cátedra de São Pedro, no dia 22 de fevereiro, a Igreja recorda a autoridade do Vigário de Cristo na terra. A festa remonta ao século IV, recordando o primado e a autoridade de São Pedro, santo que foi o primeiro Papa da Igreja Católica.
A palavra cátedra é a raiz da palavra catedral, significa assento ou trono. Cada diocese possui a sua catedral, local onde a autoridade máxima exerce o pastoreio. O Papa é o bispo de Roma que governa e tem como missão unir toda a Igreja no ministério petrino.
O padre Rafael Borges de Oliveira, da Ordem dos Clérigos Regulares de São Paulo, recorda que foi o próprio Cristo quem escolheu Pedro para ser o primeiro Papa da Igreja. O Espírito Santo o capacitou para conduzir o seu rebanho.
“Portanto, a comemoração é de suma importância, pois nos lembra que estamos sob a autoridade do Santo Padre que, como sucessor dos Apóstolos, tem a missão de guardar e transmitir a fé que receberam”, explica o sacerdote.
Recordar as palavra de Jesus
O padre diz que a celebração de hoje se traduz na autoridade pastoral e magistral que Cristo confia a Pedro. A Igreja aproveita esta oportunidade para recordar as palavras de Jesus: “E eu digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja, e as portas do inferno não prevalecerão sobre ela”. (Mt 16,18)
“Uma das coisas fundamentais que precisamos entender com essa celebração é que a Igreja não é uma ‘comunidade’ de livres pensadores como se prega especialmente na pós-modernidade, mas um grupo de cristãos que se unem a Pedro”, explica o padre Rafael.
Basílica de São Pedro
Neste dia de festa, a Basílica de São Pedro, no Vaticano, recebe milhares de peregrinos. As pessoas vão para venerar a imagem de São Pedro e rezar pela pessoa do Papa. Isso além das diversas orações realizadas em todas as dioceses do mundo.
O altar da cátedra permanece iluminado durante todo o dia. Dezenas de velas rodeiam o monumento. Durante o dia, são celebradas várias missas, encerrando com a missa do Cabido de São Pedro. Na data, outro aspecto marcante é a oração pelo Papa e por todas as suas intenções, como ele mesmo sempre pede.