Frio intenso elevou o número de vagas de acolhimento de 35 para 85; Hospedagem Solidária precisa de doações
Da Redação, com diocese de Caxias do Sul
Uma onda de frio intenso chegou ao Brasil nesta quarta-feira, 28, e já desde o início da semana atinge o Rio Grande do Sul. Diante disso, a Hospedagem Solidária da diocese de Caxias do Sul precisou aumentar o número de vagas para acolhimento do público masculino em situação de rua. O acréscimo foi de 50 novas camas, passando de 35 lugares para 85. A hospedagem acontece no salão da Paróquia Nossa Senhora de Lourdes.
Diariamente, a acolhida dos homens em situação de rua é das 19h30min às 20h30min. Essa ação vai além do que os voluntários já fazem hoje. Atualmente, eles servem o jantar e o café da manhã, entregam cobertores e escutam as feridas da alma de quem quer apenas ser ouvido. E oferecem acolhimento seguro e atendimento médico e psicológico.
Doações para a Hospedagem Solidária
Promovida pela Pastoral das Pessoas em Situação de Rua, a Hospedagem Solidária segue até o dia 4 de setembro. Neste momento, precisa da doação de cobertores de solteiro, calçados e jaquetas masculinas. De itens alimentícios, arroz, extrato de tomate e pó para suco. Semanalmente, as redes sociais da diocese de Caxias do Sul disponibilizam informações acerca dos itens necessários para doação.
Leia também
.: Solidariedade de costureiras ajuda a amenizar frio de pessoas carentes
A Hospedagem Solidária funciona de segunda-feira a domingo e conta com a colaboração de voluntários de diversos grupos e movimentos da Igreja Católica. Também conta com o apoio da Fundação de Assistência Social (FAS) e da Guarda Municipal de Caxias do Sul. Os “Médicos do Mundo”, que reúne médicos, enfermeiros, dentistas, podólogos, psicólogos e demais profissionais da saúde ligados às instituições de ensino superior da cidade, irão realizar a avaliação de cada um dos usuários do serviço.
Após a triagem, nos casos de sintomas de covid-19, a equipe da FAS fará a remoção para a Casa Irmã Dulce. Lá, as pessoas nesses casos ficarão de quarentena, com todos os cuidados necessários. Além do uso do álcool gel, luvas descartáveis e máscaras, outras medidas estão sendo adotadas para evitar o contágio de coronavírus no local. Por isso, nesta edição, o banho dos usuários da Hospedagem Solidária deve ser tomado no Centro Pop Rua. O local também possibilita que os assistidos possam lavar as roupas e fazer sua higiene pessoal.
Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (54) 3222-1636, no Salão Paroquial de Lourdes. A Hospedagem Solidária fica na rua Angelina Michielon, 936.