Iniciativa

Fundação AIS distribui sete mil terços para crianças da Planície de Nínive

Iniciativa dos benfeitores da AIS foi inspirada na jornada global de oração “Um Milhão de Crianças rezam o Terço pela paz”

Da redação, com AIS

Terços distribuídas para as crianças da Planície de Nínive/ Foto: Fundação AIS

A jornada global de oração “Um Milhão de Crianças rezam o Terço pela paz”, promovida pela Fundação AIS, inspira pessoas em todo o mundo. A iniciativa, que teve início em 2005, voltou a acontecer este ano no dia 18 de outubro. Ela reuniu centenas de milhares de crianças em dezenas de países nos quatro continentes.

A ideia de promover continuamente a oração das crianças e jovens sensibilizou um grupo de benfeitores da Ajuda à Igreja que Sofre. Rapidamente, passou-se da ideia à prática, e foram produzidos milhares de rosários coloridos.

A ideia era fazê-los chegar às próprias crianças, especialmente nos países onde as comunidades cristãs atravessam tempos mais duros, onde experimentam, todos os dias, a perseguição ou a intolerância por motivos religiosos. No entanto, a pandemia do coronavírus limitou as viagens e acabou impedindo essa distribuição inicialmente planeada.

Impossibilitados de distribuir os rosários junto das comunidades cristãs, foi decidido entregá-los na sede internacional da Fundação AIS, em Königstein, na Alemanha.

Envio dos terços

Foi nessa ocasião que John, um engenheiro consultor da Fundação AIS, que deveria viajar ao Iraque, especialmente para a região do Curdistão, onde voluntariamente tem vindo a monitorizar alguns projetos de construção que a Ajuda à Igreja que Sofre está a promover na Planície de Nínive, decidiu que poderia resolver o impasse.

Para facilitar o transporte, e com a ajuda de algumas crianças e jovens, filhos dos funcionários da Fundação AIS na Alemanha, os rosários foram divididos em caixas de cem. Ao todo, juntaram-se 70 caixas. E assim, com uma bagagem especial de 25 quilos de rosários prontos para voar, estava concluída a primeira fase da operação.

Mal chegou ao Iraque com os sete mil terços, John encontrou-se com o arcebispo católico siríaco de Hadiab-Erbil para que ele abençoasse a carga.

Distribuição

Dom Nizar Semaan ficou tão empolgado que foi logo a uma escola onde ocorria uma aula de catequese para distribuir os primeiros exemplares. Cerca de noventa crianças decidiram começar logo a rezar.

“As crianças ficaram entusiasmadas quando foram buscar, cada uma, o seu rosário. Depois, todas elas, cerca de 90, reuniram-se junto ao altar e rezaram uma dezena. Foi uma noite especial”, conta John.

A distribuição não ficou por ali. Havia muito mais terços para entregar. Exatamente 6.910 rosários coloridos para fazer chegar às crianças cristãs do Curdistão Iraquiano. Foram todos entregues às religiosas e aos párocos que estão mais envolvidos com as escolas católicas, jardins de infância, grupos de catecismo e até orfanatos.

Só a Irmã Clara Nas, madre superiora das Dominicanas de Santa Catarina de Sienna, recebeu 700 exemplares. As crianças da escola paroquial de St. Afram, em Qaraqosh, ficaram com 200. Para o frade Amar, que tem a responsabilidade das paróquias de Al-Tahira e de São George, em Bashiqua, foram entregues dois mil.

Dom Thabet Yousif, o recém-ordenado bispo caldeu de Alqosh, recebeu rosários feitos com todo o carinho pelos voluntários da Fundação AIS na Europa.

Todos estes sete mil rosários, que agora estão sendo dedilhados pelas crianças na Planície de Nínive, são um poderoso sinal do poder da oração. Padre Martín Barta, assistente eclesiástico internacional da Fundação AIS, afirma que seguramente a entrega destes rosários às crianças iraquianas “fez Nossa Senhora feliz e sorridente”.

 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo