Pílulas da fé foram uma importante obra de caridade deixada por Frei Galvão; projeto do novo Santuário em honra ao santo já está em andamento
Laura Lo Monaco
Da Redação
Nesta sexta-feira, 25, a Igreja Católica celebra a memória de Santo Antônio de Sant’Anna Galvão. Grande devoto de Nossa Senhora da Imaculada Conceição, Frei Galvão nasceu em Guaratinguetá (SP) em 1739 e realizou muitas obras de caridade ao longo da vida, construiu o Mosteiro da Luz em São Paulo e é conhecido pelas suas pílulas milagrosas.
O vigário do Santuário Arquidiocesano de Santo Antônio de Sant’Anna Galvão, em Guaratinguetá, Frei Leandro Costa, OFM, recorda alguns títulos dados pela Igreja e por pessoas que o admiravam, e alguns feitos do santo. “O primeiro título foi dado perto da sua beatificação, em 1998, pelo Papa João Paulo II, que o reconhece como ‘homem da caridade e da paz'”. Além deste, Frei Leonardo relata que Frei Galvão leva o título de padroeiro dos construtores civis, como engenheiros e arquitetos, por ter construído o Mosteiro da Luz, em São Paulo (SP).
Pílulas de Frei Galvão
Frei Leonardo Costa também destaca a afinidade do santo com Nossa Senhora da Imaculada Conceição, à qual se consagrou perpetuamente em 1766. Desta devoção, surgiram as pílulas milagrosas, que são pequenos papéis com trechos do ofício da Imaculada Conceição, que são ingeridos com devoção para se alcançar alguma graça. Frei Leonardo recorda que por meio das pílulas milagrosas, Frei Galvão recebeu a qualidade de santo, declarado por Bento XVI, em 2007.
“As pílulas da fé são objetos sacramentais que as pessoas são convidadas a tomarem, a rezarem com muita fé, com muita devoção, pedindo a Deus as bênçãos pela intenção de Nossa Senhora, motivados por Santo Antônio de Sant’Anna Galvão”, explica o reitor do Santuário de Frei Galvão.
A devota Beatris Costa de Toledo, de 51 anos, é uma das várias pessoas que receberam graças através desta devoção. Ela relata que desde criança escutava sua mãe falando dessas milagrosas pílulas. “Eu já fazia a Novena, mas em 2012, eu precisava daquilo que aos olhos humanos era impossível, mas que para Deus não era impossível: a graça de ser mãe. Em 2013, fiz o teste de gravidez e deu positivo. Assim veio meu filho Miguel, por meio da intercessão de Frei Galvão”, relata.
Novo Santuário
Está em andamento o projeto de reforma e ampliação do Santuário Frei Galvão. A pedra fundamental, que são 20 mudas de plantas típicas da Mata Atlântica, foi lançada em 2021, pelo arcebispo emérito de Aparecida (SP), Dom Raymundo Damasceno Assis.
Frei Leandro Costa compartilha que o primeiro objetivo da obra no Santuário é tornar Santo Antônio de Sant’Anna Galvão mais conhecido e fazer com que as pessoas experimentem as bênçãos de Deus pela intercessão do santo. “Decorrente disso, nós temos a missão de sermos um espaço que acolhe os devotos de Frei Galvão, e se a devoção aumenta, nós precisamos de espaços materiais, físicos, para acolhê-los”, explica.
O vigário do Santuário conta que neste ano foi iniciada a reforma e ampliação do atual santuário. “Deste atual santuário reformado, ampliado, nós vamos fazer surgir um novo santuário, com uma capacidade muito maior do que esta que nós temos atualmente. [Isso tudo] com os pés no chão, com um coração cheio de esperança, confiantes em Frei Galvão, patrono dos construtores civis”, conclui.