ACIDENTE

Fiéis se reúnem em oração após ponte desabar nos Estados Unidos

Fiéis da Arquidiocese de Baltimore se reuniram na Catedral de Maria Nossa Rainha em Homeland para uma missa de cura às pessoas afetadas pelo colapso da ponte Francis Scott Key

Da redação, com Diocese de Baltimore e Reuters

Missa pelas vítimas da do desabamento da ponte Francis Scott Key / Foto: Kevin J. Parks

Algumas horas após a ponte Francis Scott Key desabar sobre o rio Patapsco, nesta terça-feira, 26, mais de 200 pessoas, muitas delas ainda em estado de choque, reuniram-se para orar às 17h30 (horário local) na Catedral de Maria Nossa Rainha e Pátria.

Em sua homilia, o arcebispo William E. Lori encorajou orações por aqueles cujas vidas foram perdidas, pelos seus sobreviventes e por todos cujas vidas e meios de subsistência serão afetados pelo colapso. Ele também encorajou a congregação a decidir amar aqueles que Deus colocou em suas vidas e a deixá-los saber o quanto são amados.

“Nossas mentes se voltam em primeiro lugar àqueles cujas vidas foram perdidas e para os entes queridos que enfrentam esta notícia impensável e inesperada”, disse o arcebispo. “Embora saibamos que as nossas vidas são frágeis, um momento como este lembra-nos o que pode mudar num instante. Na caridade das nossas orações desta noite, elevamos estas almas, aquelas que se foram e aquelas que permanecem, ao Senhor da vida e do amor”.

O arcebispo observou que nos próximos dias e semanas muitas outras pessoas serão afetadas pela tragédia. “Marítimos de todo o mundo, pessoas que já trabalham em condições muito difíceis, estão agora retidos no porto de Baltimore”, disse. “Muitos homens e mulheres em toda a nossa região, cujos meios de subsistência dependem do nosso porto, estão cheios de medo e incerteza ao olharem para o caminho que temos pela frente”, lamentou.

A Igreja, ainda de acordo com o bispo, ofereceu todo o apoio possível por meio do Esperanza Center, uma operação de caridade católica que fica a leste de Baltimore e apoia comunidades de imigrantes. Caso as famílias necessitem de igrejas para funerais, disse Dom Lewandowski, isso também será disponibilizado.

A Igreja Católica tem trabalhado com Giuliana Valencia-Banks, Coordenadora de Extensão para Assuntos de Imigrantes do Condado de Baltimore e ex-funcionária do Esperanza Center, para ajudar a coordenar o apoio às famílias.

Navio de carga colide com a ponte Francis Scott Key / Foto: Reprodução Reuters

Entenda o caso

Imagens de drones mostraram a ponte Francis Scott Key destruída em Baltimore após um navio de carga colidir com ela.

A filmagem, capturada pelo Conselho Nacional de Segurança nos Transportes (NTSB), mostrou os restos amassados da estrutura desabada cobrindo partes do enorme navio após colidir com uma coluna de suporte.

O navio porta-contêineres com bandeira de Cingapura chamado Dali, saindo do porto de Baltimore com destino ao Sri Lanka, relatou uma falha de energia antes do impacto, o que permitiu às autoridades interromper o tráfego na ponte antes do colapso.

Seis trabalhadores estavam desaparecidos e dados como mortos quando as operações ativas de busca e resgate foram suspensas cerca de 18 horas após o acidente, disseram autoridades da Guarda Costeira estunidense e a Polícia do Estado de Maryland.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo