PRÁTICA DEVOCIONAL

Fiéis participam de Vigília em Reparação ao Sagrado Coração de Jesus

Tradicionalmente, 31 de outubro é marcado por manifestações de Halloween, as quais, muitas vezes, ferem a fé cristã. Em São Paulo, uma vigília será realizada nessa quinta-feira, 30, em reparação ao Sagrado Coração de Jesus.

Reportagem de Sidinei Fernandes e Gilberto Pereira

Todos os anos, milhares de pessoas são seduzidas pela festa de Halloween, que vai na contramão dos princípios e valores cristãos. “O mais importante é nos ajudar a nos mantermos fiéis a Deus e ajudar pessoas de nossas comunidades a tomarem consciência daquilo que é cristão e daquilo que não é cristão”, contou o bispo de Registro(SP), Dom Manoel Ferreira, SCJ. 

E é exatamente isso que vai acontecer hoje na Igreja Nossa Senhora da Boa Morte, localizada na rua do Carmo, no centro da capital paulista. Na Arquidiocese de São Paulo, esta é a única igreja com adoração permanente ao Santíssimo Sacramento. Por aqui, adoradores se revezam 24 horas por dia aos pés de Jesus Cristo. E na noite de hoje para amanhã haverá outro momento de oração. Aqui será realizada a vigília em reparação ao Sagrado Coração de Jesus. 

Tudo começou em 2018, quando um pequeno grupo de adoradores resolveu passar as vésperas do Halloween em vigília, com objetivo de compensar as ofensas, desprezos e pecados cometidos pela humanidade.

“Vendo que Jesus se sente tão ofendido com tantas festas de Halloween, sacrilégios e ofensas à pessoa, a nossa fé católica e à pessoa de Cristo, a gente resolveu ficar aos pés de Jesus consolando o seu coração”, comentou a coordenadora do Apostolado da Oração, Norma Regina Romero Sério. 

O ato de reparação ao Sagrado Coração de Jesus é uma prática católica devocional que tem origem no século XVII, a partir das revelações a Santa Margarida Maria Alacoque.

A prática foi incorporada pela Igreja e motivada pelos papas. 

“E quando nós reparamos isso, tentando vencer esta dor que estaria no coração de Jesus, é também vencer a dor que está no nosso coração. Então, um ato de reparação é um sacrifício que a gente faz, uma penitência com a prática de virtudes em espírito de reparação”, completou o bispo. 

A vigília começa às 10 da noite e segue até às 5 da manhã. Haverá a recitação das 1000 misericórdias. Missa às 3 da madrugada e encerramento com ofício de Nossa Senhora.

Thays, que é dentista, já participou de outras edições e neste ano já se programou para estar mais uma vez diante dos pés de Jesus Cristo. “Porque eu quero reparar o coração do meu Senhor que vai ser tanto ultrajado durante essa noite. Claro que não vou conseguir fazer 100%, mas o fato dessa disponibilidade de poder se doar já é algo que alegra demais o coração dele”, expressou a dentista, Thays Nayanne.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo