Padroeira do Brasil

Fiéis iniciam novena em honra a Nossa Senhora Aparecida

Gratidão e pedidos unem devotos para rezar a novena a Nossa Senhora Aparecida a partir desta sexta-feira; conheça história de menina de dois anos que alcançou a graça da cura da leucemia

Kelen Galvan
Da redação

Foto: Ederaldo Paulini

Na expectativa para a Festa de Nossa Senhora Aparecida, os devotos dão início, nesta sexta-feira, 3, à novena em honra à padroeira do Brasil. Uma das formas mais populares de devoção, a prática de realizar novenas é muito antiga e ajuda a fortalecer a fé.

“É muito importante realizarmos a novena para o fortalecimento da fé, mas também para adquirirmos as virtudes necessárias daquele santo ou santa do qual nós estamos realizando a novena”, explica padre Padre Antônio Justino Filho, da Comunidade Canção Nova. O sacerdote destaca que, nestes nove dias da Novena a Nossa Senhora Aparecida, será uma oportunidade para meditar sobre as virtudes de Nossa Senhora e refletir sobre o mistério da nossa fé.

Foi por intercessão de Nossa Senhora Aparecida que Carlos Matheus Almeida da Silva alcançou a graça da cura da leucemia de sua filhinha de dois anos, Eloíse. Ele, que é devoto desde criança, conta que também sua mãe, há cinco anos, recebeu a graça de ser curada de um câncer no intestino por intercessão de Nossa Senhora. Agora, após a cura de sua filha, decidiu participar da novena pela primeira vez este ano.

Assista também:

O testemunho

A pequena Eloíse / Foto: Arquivo Pessoal

Em dezembro de 2024, ele e sua esposa receberam a notícia de que sua filha estava com Leucemia Linfóide Aguda e ficaram muito abalados.

“Durante os dias seguintes, eu chorava muito, mas em nenhum momento perdi minha fé de que ela seria curada desta doença”, lembra. No dia 16 de dezembro, três dias depois do diagnóstico, Carlos disse que acordou sentindo que devia ir ao Santuário de Aparecida. Como mora em Pindamonhangaba (SP), uma cidade próxima, ele levantou e, logo após o café, já se dirigiu ao santuário.

“Chegando lá, foi onde tudo começou a mudar para mim. Desci do carro chorando, carregando uma foto da Eloíse, um terço e uma roupinha dela. Foi quando uma senhora [que trabalha lá numa banca de artigos religiosos] veio em minha direção e me perguntou o que estava acontecendo. Expliquei toda a situação, ela secou minhas lágrimas e disse: ‘Você não precisa mais chorar, sua filha está curada em nome de Jesus! Você acredita?’. Eu respondi que acreditava”, conta Carlos.

Ele disse que agradeceu a senhora e foi até a imagem de Nossa Senhora Aparecida para rezar por sua filha. Depois, pediu a um padre para abençoar os itens dela. Saindo dali, encontrou novamente a senhora que lhe presenteou com um terço e disse: “Sua filha está curada, em nome de Jesus! Daqui 15 dias, você virá aqui agradecer”. Carlos disse que acreditou firmemente nessa frase, abraçou a senhora e perguntou o seu nome: “Cida”.

Quando chegou no carro, pensando no que ela havia falado e no seu nome. Sentiu uma grande emoção, por ter a certeza de que Nossa Senhora havia falado com ele através daquela senhora.

Eloíse com sua família / Foto: Arquivo Pessoal

Três dias depois, a filha foi internada no GACC, de São José dos Campos (SP), para realizar as primeiras sessões de quimioterapia. Teve alta, depois teve febre e voltou a ser internada, até que, no dia 31 de dezembro de 2024, voltou para casa. Nesse dia, completavam-se os 15 dias que a senhora havia dito a ele. Então, ele retornou ao Santuário de Aparecida para agradecer, pois sua filha estava bem melhor, mesmo não tendo feito nenhum exame ainda, ele tinha certeza da cura.

No dia 02 de janeiro de 2025, a Eloíse fez o exame de mielograma e, na semana seguinte, recebeu o resultado: “Ela já não tinha mais nenhuma célula doente em seu corpo, e já tinha entrado em remissão. Foi um alívio tão grande! Ficamos extremamente felizes!”.

Sua filha segue com acompanhamento e, por protocolo, precisou realizar outras sessões de quimioterapia para evitar que a doença retorne. “Graças a Deus, ela está brincando, correndo, dançando, fazendo tudo o que ela gosta. Agradeço imensamente a Deus! Obrigada de coração a todos, a fé de todos foi fundamental para a recuperação dela”, destaca Carlos.

Sobre a novena 2025

Este ano, a Novena a Nossa Senhora Aparecida tem como tema “Com Maria, Mãe da Esperança, conhecer Jesus e cuidar da vida”. Durante nove dias, os devotos irão se preparar para a Festa da Padroeira do Brasil no dia 12 de outubro.

A abertura solene, neste primeiro dia da novena, às 19h, será conduzida pelo Arcebispo de Santa Maria (RS), Dom Leomar Antônio Brustolin.

A cada dia, haverá uma programação diferenciada, mas a novena será realizada em dois horários: às 15h (a novena da tarde) e às 19h (a novena solene). Confira a programação completa aqui

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo