MOBILIZAÇÃO

ExpoCatólica recebe 2º Fórum da Caridade Organizada

Uma mobilização cristã em favor da caridade. Essa é a proposta do Fórum Amparo pela Vida – Caridade Organizada, que acontece em São Paulo. Gestores e articuladores de organizações, projetos e pastorais sociais religiosas se reúnem para apresentar os resultados do trabalho de caridade nas paróquias.

Reportagem de Nathália Cassiano e Tiago Gualberto

O mundo precisa da caridade hoje e agora, diz a mensagem do Papa Leão XIV para o Dia Mundial dos Pobres. Na ExpoCatólica, em São Paulo, acontece a segunda edição do Fórum da Caridade Organizada. “Para que as organizações em São Paulo da Igreja Católica, possam se encontrar e juntas encontrar meios para uma boa gestão, gestão para o social”, falou a diretora do Amparo Maternal, Lorena Pirolo.

Além de divulgar dados parciais das obras sociais na Arquidiocese, foi abordada a prática da caridade em comunidade. Entre os pregadores, o arcebispo de São Paulo, Dom Odilo Sherer, e o vigário Episcopal para a Caridade Social, padre Marcelo Monge. “Todos nós somos capazes de praticar a caridade. Nós juntamos as nossas forças e as pessoas são mais animadas, são mais fortalecidas para praticar a caridade”, analisou o vigário episcopal para a caridade social, padre Marcelo Monge.

O fórum é aberto para todas as pessoas que buscam conhecer e compartilhar as melhores práticas de ação social desenvolvidas nas diversas paróquias e organizações. O Núcleo de Estudos da PUC se integrou ao fórum para ajudar na organização e gestão das ações sociais da Arquidiocese de São Paulo.

“Vamos apoiar na análise desses dados para que nós possamos fazer o mapeamento dessas organizações que que têm o trabalho de caridade dentro da cidade de São Paulo”, explicou a consultora de desenvolvimento da PUC-SP, Fátima Alexandre.  

De acordo com o padre Marcelo, a caridade é o próprio amor. Esse amor é Deus e habita nos corações. “E quando nos colocamos para conversar sobre o assunto, para discutir sobre o assunto, para refletir sobre o assunto, seguramente isto cresce dentro de nós, nesta relação à caridade. Quem dá, pratica, mas quem recebe também pratica. Porque por vezes achamos que a caridade é somente o gesto de dar, mas também é o gesto de receber”, concluiu padre Marcelo.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo