RETROSPECTIVA

Expectativa pelo início do Jubileu marcou o ano da Igreja em 2024

Relembre alguns dos principais momentos vividos pelos católicos no Brasil e no mundo, desde catequeses do Papa até eventos no país

Gabriel Fontana
Da Redação

Fotos: Daniel Xavier; Site Carlo Acutis; Reprodução TV Canção Nova; Reprodução Vatican Media

Diversos momentos marcaram o ano da Igreja no Brasil e no mundo ao longo de 2024.

Viagens do Papa Francisco, eventos importantes no país e no Vaticano e a expectativa pelo início do Ano Jubilar, que foi aberto no último dia 24 de dezembro. Os fiéis católicos têm várias memórias para levar do ano que passou. Relembre os acontecimentos marcantes nesse ano de 2024 na vida da Igreja:

Início do Ano da Oração

Foto: Reprodução Reuters

Após rezar o Angelus em 21 de janeiro, o Papa Francisco deu início ao Ano da Oração. A iniciativa teve como objetivo exortar fiéis de todo o mundo a redescobrir o valor da oração em preparação ao Jubileu 2025.

Catequeses sobre vícios e virtudes

O Pontífice iniciou o ano com um novo ciclo de reflexões em suas catequeses, inaugurado na última Audiência Geral de 2024. Ele apresentou diversos ensinamentos com o tema “vícios e virtudes” e abordou, entre outros tópicos, os pecados capitais e como superá-los.

Assembleia Geral da CNBB

Foto: Daniel Xavier

Entre os dias 10 e 19 de abril, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) promoveu sua 61ª Assembleia Geral. O episcopado de todo o país se reuniu em Aparecida (SP) para refletir sobre a presença da Igreja no Brasil. Entre os principais temas abordados, esteve o aniversário de 60 anos da Campanha da Fraternidade. A participação do secretário de Estado do Vaticano, Cardeal Pietro Parolin, também marcou a assembleia.

Proclamação do Jubileu

Foto: Reprodução Vatican News

No dia 9 de maio, o Papa Francisco proclamou oficialmente o Jubileu 2025. Durante a Solenidade da Ascensão do Senhor, o Pontífice entregou e fez a leitura da Bula intitulada Spes non confundit, na qual, entre outros pontos, cita alguns “sinais de esperança” para o Ano Santo.

É Tempo de Cuidar do RS

Campanha “É Tempo de Cuidar do Rio Grande do Sul” foi lançada em favor de atingidos por enchentes no estado / Foto: Reprodução CNBB

Em maio, a CNBB lançou uma campanha em prol das vítimas das enchentes que atingiram o Rio Grande do Sul. Nomeada “É Tempo de Cuidar do RS”, a iniciativa teve como objetivo promover a oração, solidariedade e informação, facilitando que a ajuda chegasse ao povo gaúcho.

Anúncio da canonização do Beato Carlo Acutis

Beato Carlos Acutis

Foto: Site Carlo Acutis

Em maio, um decreto do Dicastério para as Causas dos Santos anunciou a canonização do Beato Carlo Acutis. Nascido em 1991 e falecido em 2006, o jovem italiano se tornará o primeiro santo millennial. Em novembro, o Papa divulgou que Carlo Acutis será canonizado durante o Jubileu dos Adolescentes, que acontecerá entre 25 e 27 de abril do próximo ano.

Jornada Mundial das Crianças

Foto: Reprodução Vatican Media

Entre os dias 25 e 26 de maio, foi realizada a Primeira Jornada Mundial das Crianças (JMC). Organizada pelo Dicastério para a Cultura e Educação, a programação contou com atividades no Estádio Olímpico de Roma e a Santa Missa presidida pelo Papa na Praça São Pedro para encerrar o evento. Em novembro, o Pontífice instituiu um comitê organizador para preparar a próxima edição.

Catequeses sobre o Espírito e a Esposa

Foto: Reprodução Vatican Media

No dia 29 de maio, o Papa Francisco iniciou um novo ciclo de catequeses com o tema “o Espírito e a Esposa”. Durante suas reflexões, apresentou diversos aspectos sobre a ação do Espírito Santo na vida da Igreja, abordando desde tópicos relacionados à Sagrada Escritura até os sacramentos.

Peregrinação de relíquias de Santa Teresinha pelo Brasil

Foto: Reprodução TV Canção Nova

Ao longo do ano, uma urna contendo relíquias de primeiro grau de Santa Teresinha (ossos do fêmur e dos pés) peregrinaram pelo Brasil, visitando diversas cidades do país. A visita foi motivada pela celebração dos 150 anos de nascimento e 100 anos da beatificação da jovem francesa, completados em 2023. A sede da Comunidade Canção Nova, localizada em Cachoeira Paulista (SP), recebeu as relíquias no dia 10 de setembro, em um dia marcado por oração e devoção no Santuário do Pai das Misericórdias.

Viagens do Papa Francisco

Em 2024, o Papa fez três visitas pastorais dentro da Itália e três viagens apostólicas para fora do país. A primeira cidade italiana visitada foi Veneza, em 28 de abril, durante a 60ª Exposição Internacional de Arte da Bienal. Em 18 de maio, o Pontífice foi a Verona na véspera da Solenidade de Pentecostes. A última cidade visitada foi Trieste, em 7 de julho, por ocasião da 50ª Semana Social dos Católicos na Itália.

A primeira viagem apostólica do ano foi a mais longa do pontificado de Francisco: ele esteve em quatro países na Ásia e na Oceania entre 2 e 13 de setembro – foram 12 dias para visitar a Indonésia, Papua-Nova Guiné, Timor Leste e Singapura. Entre os dias 26 e 29 do mesmo mês, o Santo Padre viajou para Luxemburgo e para a Bélgica. Por fim, em 15 de dezembro, visitou Ajácio, localizada na ilha de Córsega, na França, para participar do encerramento do Congresso “A religiosidade popular no Mediterrâneo”.

Dia de oração e jejum pela paz no Oriente Médio

Foto: Reprodução Vatican Media

Em 7 de outubro, dia em que a guerra entre Israel e o grupo radical Hamas completou um ano desde seu início, o Papa convocou um dia de oração e jejum pela paz. No dia anterior, 6 de outubro, conduziu a oração do Rosário na Basílica de Santa Maria Maior, em Roma.

Publicação da Dilexit nos

Neste ano, o Papa publicou a quarta carta encíclica de seu pontificado. No dia 24 de outubro, a Santa Sé divulgou Dilexit nos, cujo texto aborda o amor humano e divino do Coração de Jesus. Com uma breve introdução e dividido em cinco capítulos, o documento foi publicado em meio às celebrações em andamento pelos 350 anos da primeira manifestação do Sagrado Coração de Jesus a Santa Margarida Maria Alacoque, em 27 de dezembro de 1673, e que se encerrarão em 27 de junho de 2025.

Sínodo sobre a Sinodalidade

Foto: Reprodução Vatican Media

Também em outubro, entre os dias 2 e 27, foi realizada a segunda sessão da XVI Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos. Com seu encerramento, foi concluído o Sínodo sobre a Sinodalidade, que se estendeu ao longo de quatro anos e envolveu fiéis do mundo inteiro na reflexão do papel da Igreja e da necessidade de escuta de todos.

Canonização de 14 novos santos

Foto: Reprodução Vatican News

No dia 20 de outubro, o Papa canonizou 14 novos santos para a Igreja. A data foi confirmada em um Consistório realizado em 1º de julho, e foram elevados às honras dos altares José Allamano, fundador dos Missionários da Consolata; Elena Guerra, conhecida como “Apóstola do Espírito Santo”; Marie-Léonie Paradis,fundadora das Pequenas Irmãs da Sagrada Família de Sherbrooke; e Manuel Ruiz López, seus sete companheiros e outros três leigos, conhecidos como “Mártires de Damasco”.

Novas arquidioceses em Santa Catarina

Catedral São Francisco Xavier, em Joinville (SC), e Catedral Santo Antônio, em Chapecó (SC) | Foto: Osmar Silvio Krüger/Pascom Catedral | Prefeitura de Chapecó

Em 5 de novembro, a Santa Sé anunciou a reestruturação da Arquidiocese de Florianópolis (SC), criando duas novas províncias eclesiásticas: as Arquidioceses de Joinville (SC) e Chapecó (SC) (que já existiam como dioceses). Desta forma, foram atribuídas à nova Arquidiocese de Joinville as Dioceses de Blumenau (SC) e Rio do Sul (SC); e a Chapecó, as dioceses de Caçador (SC), Joaçaba (SC) e Lages (SC). As Dioceses de Tubarão (SC) e Criciúma (SC) seguem ligadas à Arquidiocese de Florianópolis (SC).

Consistório para criação de novos cardeais

Foto: Reprodução Vatican Media

Em 7 de dezembro, o Papa presidiu o Consistório para a criação de 21 novos cardeais na Basílica de São Pedro. Dentre os listados por Francisco para receber o barrete e o anel, esteve o arcebispo de Porto Alegre, presidente da CNBB e presidente do Conselho Episcopal Latino-Americano e Caribenho (Celam), Dom Jaime Spengler.

Abertura da Porta Santa e início do Jubileu

Foto: Reprodução Vatican Media

O momento mais aguardado de 2024 pelos fiéis católicos aconteceu em 24 de dezembro. Antes de celebrar a Missa da Véspera de Natal, o Papa Francisco abriu a Porta Santa da Basílica de São Pedro e deu início ao Jubileu 2025. O Ano Santo se estenderá até 6 de janeiro de 2026, configurando-se como um tempo do derramamento da graça e da misericórdia de Deus sobre o mundo.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo